Galeria de arte na Gávea recebe exposição sobre pintor referência em expressionismo abstrato

Exposição ''Jorge Guinle - Uma pincelada certa vale mais do que uma boa ideia'' homenageia o artista brasileiro nascido nos EUA

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fachada da Danielian Galeria, na Gávea - Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (14/09), às 18h, a Danielian Galeria, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro, inaugura a exposição ”Jorge Guinle – Uma pincelada certa vale mais do que uma boa ideia”, com mais de 85 obras, entre pinturas em óleo sobre tela e desenhos, de Jorge Eduardo Guinle Filho, falecido em 1987 e considerado um dos principais artistas brasileiros (embora tenha nascido em Nova York, nos Estados Unidos) do século XX, com relevância internacional no âmbito da abstração, e referência para a chamada ”Geração 80”.

As obras são oriundas de diversas coleções particulares. A exposição tem curadoria de Marcus Lontra Costa e Rafael Peixoto.

A mostra inaugura um pavilhão expositivo construído no terreno da Danielian Galeria, que acrescenta 600m² aos já 900m² da casa principal da instituição.

”Jorge Guinle foi uma referência. Para aqueles artistas, ele era o grande pintor internacional culto. É o pintor da tensão entre o expressionismo abstrato e a arte pop produzidos nos EUA, vertentes que parecem conflitantes mas que, na verdade, servem de provocação para a ação contemporânea. É por isso que ele, hoje, é um artista extremamente contemporâneo, porque busca sínteses e pontes entre essas questões. Era uma pessoa brilhante”, destaca Marcus Lontra.

Advertisement

”A obra de Guinle não tem apenas importância local, mas também relevância internacional no que se refere tanto à gestualidade da pintura quanto à relação com um processo de abstração, herdeiro da actionpainting [pintura abstrata e gestual] e também do expressionismo”, complementa Rafael Peixoto.

SERVIÇO

Exposição ”Jorge Guinle – Uma pincelada certa vale mais do que uma boa ideia”

  • Período: 14 de setembro a 4 de novembro de 2023
  • Dias e Horários: Segunda a sexta, das 11h às 19h | Sábado, das 11h às 17h
  • Local: Danielian Galeria
  • Endereço: Major Rubens Vaz, 414 – Gávea – Rio de Janeiro/RJ
  • Telefones: (21) 2522-4796 | (21) 98802-8627

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Galeria de arte na Gávea recebe exposição sobre pintor referência em expressionismo abstrato
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Galeria de arte na Gávea recebe exposição sobre pintor referência em expressionismo abstrato
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui