Galeria Metara abre exposição do “Do Lixo ao Luxo”, com peças criadas por jovens da Fundação Darcy Vargas   

Lixeiras estilizadas são resultado de um olhar voltado para a sustentabilidade e o impacto socioambiental

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Juliana Aquino, Mariah Laura, Giovana Pestana e Maria Clara Costa / Crédito: Blog Zé Ronaldo

A galeria de arte Metara realizou, na última quarta-feira (22), a abertura da exposição “Do Lixo ao Luxo”. O coquetel de lançamento contou com a presença de diversos convidados e apoiadores da oficina promovida pelo Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB) para crianças e adolescentes da Fundação Darcy Vargas. A exposição, idealizada por Susi Sielski Cantarino, contou com o patrocínio da Secretaria do Meio Ambiente e do Cury. A mostra segue em cartaz até do dia 30 de novembro, das 18h às 20h30, na Rua Sacadura Cabral, 264, no bairro da Gamboa.

À Revista Vislun, Susi Cantarino adiantou que a oficina da MUHCAB é o início de outras iniciativas do gênero na cidade. O proposito é fazer com que mais ações envolvendo as áreas de sustentabilidade e meio ambiente sejam desenvolvidas.

“’Do Lixo ao Luxo’ é um projeto-modelo embrionário que, dentro em breve, deverá ter um alcance mais abrangente. Nossa proposta é fazer acontecer, num futuro próximo, em outros locais, envolvendo pessoas atuantes na área da sustentabilidade e do meio ambiente, com a ‘adoção’ de crianças por designers e pintores que, juntos, irão confeccionar suas próprias lixeiras”, afirmou Susi.

Artista e dona da Metara, Suzi Cantarino teve a ideia de transformar o lixo descartado no entorno da sua galeria em arte, além de minorar os impactos ambientais resultantes do descarte inadequado de lixo. A partir daí, a artista elaborou um projeto em parceria com o MUHCAB para a realização dos trabalhos, cujos primeiros materiais foram 80 molduras que seriam descartadas pela Metara. O material foi transformado pelos jovens em lixeiras estilizadas.

Advertisement

Leia também

Dengue: Ministério da Saúde envia 1º lote de vacinas enquanto RJ intensifica medidas de combate

Fortemente afetadas pelas chuvas desta quarta-feira, Japeri e Nova Iguaçu não apresentaram plano de redução e adaptação à crise climática

Susi e Ricardo Catarino Credito Blog do Ze Ronaldo Galeria Metara abre exposição do “Do Lixo ao Luxo”, com peças criadas por jovens da Fundação Darcy Vargas   
Susi e Ricardo Cantarino / Crédito: Blog do Zé Ronaldo

“Fui instigada por uma inquietação e uma enorme vontade de encontrar uma solução com um modelo de ação que movesse as pessoas, de forma criativa, a jogar o lixo nas lixeiras e não no chão! Assim, idealizei caixas de lixo reciclando o que temos por perto – no nosso caso, molduras descartadas por clientes da Metara -, para transformá-las em obras de arte, feitas por crianças sob orientação de artistas e educadores de arte. Apostamos que a melhor maneira de educação começa dando instrução e elementos práticos, estimulando o lado lúdico desses pequenos para alcançar objetivos, sempre explicando a importância da preservação do nosso planeta, começando pelo nosso habitat. Por que as crianças? São elas, que ao criarem uma caixa de lixo somente delas, vão poder incentivar familiares e amigos a adotarem essa postura de colocar o lixo no lugar certo: as obras que eles mesmos fizeram, sentindo orgulho e disseminando essa conscientização adquirida com os próximos”, explicou  Susi Sielski Cantarino, acrescentando que ela e os seus colaboradores pretendem levar para a Pequena África, como é conhecida a região, “movimentos relevantes de conteúdo artístico, contemplando a melhoria da qualidade de vida dos moradores e visitantes”.

As lixeiras estilizadas serão exibidas no MUHCAB após o término da exposição na Metara. Ao fim da mostra no museu, os equipamentos serão devolvidos aos jovens que os produziram.

Fontes: Revista Vislun e Blog do Zé Ronaldo Müller (Imagens)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Galeria Metara abre exposição do “Do Lixo ao Luxo”, com peças criadas por jovens da Fundação Darcy Vargas   

Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Galeria Metara abre exposição do “Do Lixo ao Luxo”, com peças criadas por jovens da Fundação Darcy Vargas   
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui