Galho de jequitibá é transformado em poltrona ecológica e vira peça de exposição no Galpão das Artes da Comlurb

A árvore, que fica em frente à PUC-RJ, é bicentenária e tombada pelo Prefeitura desde 1987, como bem histórico e cultural

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Galho de Jequitibá que caiu durante uma ventania que abateu o Rio / Divulgação: Comlurb

O Galpão de Artes da Comlurb tem um nova obra de arte. É um galho de Jequitibá que caiu, no dia 19 de agosto, durante uma forte ventania que abateu o Rio de Janeiro. Com criatividade e carinho, o galho foi transformado em uma poltrona ecológica, que está exposta no Galpão, que fica na Padre Leonel Franca, em baixo do viaduto, na Gávea, de segunda à sexta-feira, de 9h às 17h.

O jequitibá, que fica em frente à Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), é uma árvore bicentenária e tombada pelo Prefeitura desde 1987, como bem histórico e cultural. Coube ao setor de Manejo Arbóreo Sul e à Gerência de Conservação e Revitalização do Mobiliário Urbano, da Comlurb, a nobre tarefa de transformar aquilo que seria um refugo em uma peça com valor social e artístico.

O jequitibá é uma árvore nativa da Mata Atlântica da região Sudeste do Brasil e, de alguns estados adjacentes. Durante a primavera, as suas folhas apresentam um tom avermelhado, sendo as suas flores vermelhas ou claras.

Os índios Tupi chamavam o jequtibá de “gigante da floresta”, já que árvores pode chegar até 60 metros de altura (tamanho de um prédio de 20 andares). Na floresta é possível ver os jequtibás em sua fase adulta bem acima das demais árvores, por isso, ela é uma espécie emergente. Jatobás, angelins e sapucaias são também três espécies de árvores que atingem grande altura.

Advertisement

Com informações da rádio Tupi.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Galho de jequitibá é transformado em poltrona ecológica e vira peça de exposição no Galpão das Artes da Comlurb
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui