Garças-rosa voltam à Baía de Guanabara, indicando revitalização do ecossistema local

Os manguezais desempenham um papel fundamental na Baía, por oferecerem os recursos para a reprodução e o crescimento de diversas espécies

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Garças-rosa na Baía da Guanabara / Divulgação

A Baía de Guanabara está, aos poucos, retomando as suas condições de balneabilidade. A prova disso, é o retorno da garça-rosa às águas locais. A ave, também conhecida como colhereiro, possui bico em forma de colher para recolher peixes e crustáceos, como camarões que, quando ingeridos pela ave com frequência, confere ao animal a cor rosada. Quanto mais rosa, melhores são as condições do ambiente.

A geógrafa e coordenadora de campo do Projeto Águas da Guanabara – projeto do Governo do Estado do Rio de Janeiro , Jamylle de Almeida Ferreira, e a bióloga pós-doutoranda da Universidade de São Paulo (USP), Amanda Pimentel, explicaram que o ecossistema dos manguezais desempenha um papel fundamental na Baía de Guanabara, por oferecer os recursos para a reprodução e o crescimento de diversas espécies, sendo considerado um berçário.

De acordo com a geógrafa, os colhereiros estão sendo atraídos pela presença de camarões que têm aparecido mais perto da costa. Para os pescadores do projeto, o reaparecimento da garça-rosa é um excelente indicativo da qualidade da água local.

O Projeto Águas da Guanabara, capitaneado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Pesca (Seappa), é uma pesquisa de cunho socioambiental focada no monitoramento e redução das concentrações de resíduos sólidos na Baía de Guanabara. O estudo tem contribuído para a melhoria das condições dos ambientes marinhos e costeiros.

Advertisement

A participação dos pescadores no projeto, através de contínuas coletas de resíduos sólidos, tem evidenciado como o ecossistema local tem reagido aos cuidados recebidos. Segundo os pescadores, o solo está mais livre, sendo que é possível ver a melhoria das condições ambientais por meio do crescimento de novas mudas de mangue.

As informações são do jornal O Dia.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Garças-rosa voltam à Baía de Guanabara, indicando revitalização do ecossistema local
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui