Garis alpinistas da Comlurb realizam limpeza de encosta no Catete

Os profissionais tem treinamento especializado e utilizam a técnica de rapel para acessar as localidades mais íngremes, inclusive de comunidades

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Gari realiza a limpeza da encosta da Rua Pedro Américo, no Catete - Divulgação

A Comlurb realizou, nesta segunda-feira (17/6), a limpeza da encosta da Rua Pedro Américo, no Catete, com a equipe de garis alpinistas. A Companhia fez ainda a limpeza geral, corte do mato, retirada de vegetação invasora das pedras e limpeza da canaleta, com cinco garis. Entre os tipos de material encontrados estão: copos e garrafas de plástico e restos de alimentos. O serviço prossegue até esta terça-feira (18/6).

Atualmente, a equipe de garis alpinistas conta com 25 integrantes. Os profissionais recebem treinamento especializado e utilizam a técnica de rapel na limpeza de encostas, inclusive de comunidades. Todas as regiões da cidade contam com sua própria equipe de garis alpinistas.

Os garis alpinistas recebem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para trabalho em altura, como cinto de segurança com dispositivo trava-quedas deslizante do tipo blocante de pino removível, mosquetão, capacete de alpinismo, descensor, ascensores e cordas de poliamida. Na capacitação, os profissionais treinam, entre outros temas, a ancoragem correta e segura, os cuidados com o manuseio dos equipamentos e a prevenção de possíveis acidentes. A certificação recebida após os treinamentos é válida até dezembro de 2024, quando os profissionais passam por cursos de reciclagem para revalidação.

Advertisement

Os garis alpinistas são certificados Profissional de Acesso por Corda N1, pela instituição ANEAC – Associação Nacional das Empresas de Acesso por Corda e Resgate, para trabalho em altura/acesso por corda com segurança. É uma limpeza difícil pela própria situação geográfica, e o tempo varia de acordo com a complexidade da encosta. Para realizar a supervisão do trabalho, a Comlurb possui profissional qualificado Nível 3, certificado pela IRATA BRASIL, Associação Comercial de Acesso por Corda Industrial, conforme a ABNT NBR 15475.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Garis alpinistas da Comlurb realizam limpeza de encosta no Catete
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Gasto público elevado que não precisaria ser feito se fôssemos um povo minimamente inteligente. Pena que uma semana depois do imenso esforço tudo vai estar emporcalhado novamente, do jeitinho que a gente gosta!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui