‘Gato’ de água é flagrado em fábrica de gelo em Ramos, Zona Norte do Rio

Fiscalização aconteceu na última quarta (17/05); suspeita é que o estabelecimento comercial estivesse consumindo água de maneira irregular há pelo menos 12 meses

Técnico da Águas do Rio atuando contra ''gato'' em fábrica de gelo em Ramos - Foto: Divulgação

Na última quarta-feira (17/05), uma ação de fiscalização da Águas do Rio em parceria com a Delegacia de Defesa de Serviços Delegados, uma das unidades especializadas da Polícia Civil, descobriu um ”gato” em uma fábrica de gelo em Ramos, Zona Norte carioca.

A suspeita é que o estabelecimento comercial estivesse consumindo água de maneira irregular há pelo menos 12 meses. Técnicos da concessionária estiveram no local, constataram a fraude e notificaram a fábrica.

”A equipe identificou um ramal que estava cortado e um outro que estava sendo usado, porém de forma oculta. Analisando o histórico desse imóvel, não havia registro de consumo, o que era bastante suspeito para um estabelecimento comercial”, disse Anderson Araújo, coordenador de serviços da Águas do Rio.

De acordo com a Águas do Rio, por trás da operação, existe um trabalho de inteligência que analisa o histórico de consumo dos estabelecimentos. Com essas informações, os técnicos vistoriam os locais com indícios de irregularidades. A administração da fábrica foi notificada e a ligação irregular encontrada no ramal do cliente retirada.

Ainda segundo a concessionária, há combate intenso às perdas, o que inclui a identificação de vazamentos e a fiscalização de irregularidades nas redes. O objetivo é tornar o sistema mais eficiente, levando água tratada para áreas da cidade com problemas históricos de abastecimento.

”Quando um imóvel faz uso irregular de água tratada está lesando não apenas a concessionária que presta o serviço de distribuição, mas compromete todo o sistema de abastecimento de sua região, além de sua expansão, que é financiada pelo pagamento das contas”, explica, por sua vez, o diretor executivo Vitor Hugo.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui