‘Gato de raça’: Light encontra furto de energia em casa de luxo no Recreio dos Bandeirantes

Em julho, a empresa identificou outras duas residências praticando a ilegalidade no mesmo condomínio; segundo a Light, as fraudes de energia identificados em 2022 dariam para abastecer Nova Iguaçu por quatro anos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: DIvulgação/Light

Na última terça-feira, (24/08), a Light identificou um “gato”, furto, de energia em uma mansão no condomínio Maramar, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste da cidade. A fraude, que foi confirmada por perito do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), fazia com que a residência deixasse de marcar cerca de 1.300Kwh/mês, o que equivale, segundo estimativas da empresa, a aproximadamente R$ 1.350 em contas de energia.

A ‘criação de gatos’ tem sido recorrente no condomínio Maramar, pois, segundo a Light, no dia sete de julho deste ano outras duas casas foram atuadas pelo desvio de energia. Ambas as residências, de alto padrão, possuíam irregularidades na ligação que impediam que o gasto total de energia fosse marcado pelo aparelho.

A empresa, Light, informou que tem realizado uma série de ações de combate à essa prática ilegal, como a instalação de caixas blindadas e as inspeções de campo. De acordo com a companhia, somente nos seis primeiros meses deste ano, já foram realizadas mais de 163 mil inspeções na cidade do Rio de Janeiro e a quantidade de energia furtada daria para abastecer todo o município de Nova Iguaçu por quatro anos.

O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal, com pena de até oito anos de prisão.

Advertisement

A operação contou com policiais civis da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp ‘Gato de raça’: Light encontra furto de energia em casa de luxo no Recreio dos Bandeirantes
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Essas reportagens da Light achando gatos em casa de abonados de forma alguma diminuem ou amainam a responsabilidade do cidadão fluminense pobre ou rico de pagar a sua conta de energia sem furto. Cuidado com essas mensagens de “se fulano faz, também farei”. Se queremos um estado de respeito, temos de cumprir nossos deveres para com os outros. O tamanho do gato feito contra a Light, Ampla Enel e Energisa Nova Friburgo é vergonhoso!!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui