Gente do Rio: Van Gogh da Glória

Aposentado da área técnica da construção civil e atual presidente de uma das associações de moradores do bairro, Wilson Guedes é um artista plástico que produz sua própria arte e reproduções do famoso pintor holandês

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Durante o concurso Glorioso Mergulho à Fantasia, no Carnaval deste ano, o artista plástico Wilson Guedes, de 65 anos de idade, tirou seu paletó customizado por ele mesmo nas cores do quadro “Noite Estrelada, de Van Gogh, e pulou nas águas da Prainha da Glória. Essas palavras resumem bem a história que o DIÁRIO DO RIO vai contar nesta segunda matéria da série Gente do Rio.

Aposentado da área técnica da construção civil, Wilson começou a desenhar em 2015, impulsionado pelos livros de colorir, que estavam na moda à época.

Sentei para desenhar pela primeira vez e peguei uma boneca, olhei bem para ela e fiz uma ilustração que ficou legal. Como sempre gostei de Van Gogh, peguei um desenho dele e fiz também”, lembra Wilson, citando que sua “cabeça matemática” o ajudou muito com as dimensões dos quadros.

O quadro “Os comedores de batata“, de Van Gogh e reproduzido por Wilson, impressionou a todos os que viram. O aposentado da área técnica da construção civil estava pintando um artista plástico.

Advertisement

Wilson foi fazer cursos, se especializar. Descobriu a Geometria Sagrada, que é o seguimento que ele mais se dedica em sua trajetória como artista plástico, além das reproduções de Van Gogh.

Quadros feitos por Wilson Guedes

Falando no pintor holandês, “em 2017, sai pela primeira vez de Van Gogh no Carnaval do Rio. A cada ano, fui melhorando a fantasia, fazendo os ternos com os quadros dele pintados no tecido“, conta. Wilson também já usou as roupas coloridas em outros eventos fora dos dias de folia, como em um arraial do bloco Terreirada Cearense.

De Carnaval em Carnaval, chegou o deste ano. O Van Gogh da Glória, como passou a ser conhecido por morar no bairro e sair nos blocos de lá caracterizado como o pintor holandês, chegou ao concurso de fantasias Glorioso Mergulho, onde o encontrei e fizemos a foto que está na capa desta matéria. Eu tenho uma representação do quadro Noite Estrelada tatuada no braço.

Van Gogh da Glória no Carnaval do Rio

O Van Gogh não é da Glória à toa. Wilson mora por lá desde 1980 e nesse período começou a participar da vida política do bairro. Entre cargos, criação de estatuto e outras lutas políticas, ele é, atualmente, é presidente de uma das associações de moradores, a AMAG, que lutou bastante para o reconhecimento oficial da Prainha da Glória.

Os quadros de Wilson estão, aos poucos, se espalhando pelo Rio de Janeiro. Um dos sonhos do Van Gogh da Glória é conhecer o museu do seu artista inspirador, na Holanda. E esse sonho será realizado ainda neste ano.

“Vou a um casamento na Europa e vou aproveitar a viagem para ir até a Holanda. Pretendo visitar o museu e outros lugares importantes na vida de Van Gogh caracterizado. Acho que ninguém vai me impedir de fazer isso. Não tem motivo“, frisa Wilson.

Sim. Não tem motivo. E tudo isso será registrado e postado no Instagram do Van Gogh da Glória. Mas fiquem atentos. Em breve, passará a ser Van Gogh Carioca. Um novo terno já está decidido para o Carnaval do ano que vem. As pessoas seguirão ficando impressionadas por aí.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Gente do Rio: Van Gogh da Glória
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Gente do Rio: Van Gogh da Glória
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui