Antes de falar da pesquisa, vale ressaltar que o Instituto GERP é ligado a Record que é ligada a Crivella, então é para prosseguir com cuidado. Então, uma pesquisa feita pelo GERP e divulgada hoje pelo jornal O Dia mostra o senador Marcelo Crivella (PRB) em primeiro lugar e, mais do que isso, vencendo no primeiro turno com 35% das intenções de votos, mais do que a soma dos outros candidatos que fizeram 24%.
Na pesquisa Marcelo Freixo (PSol) aparece em 2] com 9%, seguido de Alessandro Molon (REDE) com 5%, Flávio Bolsonaro (PSC) 4%, Carlos Osório (PSDB) 2%, Índio da Costa (PSD) 2% e Pedro Paulo (PMDB) 2%. Já Nenhum Deles foi de 26% e Não Sabem/Não Responderam 15%.
Realmente Crivella deve estar bem na frente, mesmo em outros institutos, como disse o vereador Cesar Maia (DEM), Crivella foi que mais saiu ganhando com a atual situação política do país. Além de ser o mais conhecido, é candidato a algum cargo majoritário desde 2002, quando se elegeu a primeira vez para senador. Creio que mesmo se fosse incluída a pré-candidata pelo PCdoB, Jandira Feghali, a situação não seria muito diferente.
Apoio de Garotinho pode ajudar Crivella na vitória
Normalmente Crivella é um candidato bom de largada, mas vai perdendo voto até chegar o dia da eleição. Mas essa situação pode estar mudando, em 2014 foi para o 2º turno com Pezão e, provavelmente, desta vez pode contar com o apoio do PR de Garotinho, até mesmo tendo Clarissa Garotinho como sua vice. E com tempo de Tv e capilaridade que estas alianças possam lhe dar, ele pode finalmente atingir o seu objetivo.
A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 24 deste mês, com 400 eleitores, das quatro grandes regiões da cidade — Norte, Sul, Centro e Oeste. A margem de erro é de cinco percentuais. A enquete foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral no dia 26 com o número 07480/2016.