Na última quinta-feira (14/07) foram divulgados os resultados iniciais da 4ª edição da pesquisa de Avaliação do Governo Municipal do Rio de Janeiro, realizada pelo Instituto Rio21 em parceria com o DIÁRIO DO RIO. Hoje trazemos uma análise mais detalhada das avaliações de duas importantes frentes de atuação da Prefeitura: o enfrentamento à pandemia e a gestão da saúde.
Desde o primeiro monitoramento realizado pelo Rio21, em agosto de 2021, a área de atuação do governo mais bem avaliada vem sendo a gestão da pandemia. Com exceção da edição de março deste ano, os percentuais de avaliação como Ótima ou Boa sempre estiveram acima dos 50%. Entre março e julho deste ano também houve uma queda expressiva de avaliações negativas:
Na pesquisa de julho de 2022, as avaliações positivas da gestão da pandemia se sustentaram em toda a cidade, em especial nas zonas Norte, Sul e no Centro, onde os números ultrapassam com folga os 50%. O maior percentual de avaliação como Ótima ou Boa ocorreu no Centro, com mais de 63%:
O aumento nos índices de avaliação positiva, ao mesmo tempo em que há uma queda nos índices de avaliação negativa, indica que a imagem da prefeitura melhorou na opinião pública carioca. Ao que tudo indica, os projetos que a gestão vem empreendendo no âmbito do enfrentamento à pandemia têm sido bem vistos pelos moradores da cidade.
Além disso, o monitoramento da avaliação da prefeitura revelou que, na pesquisa de março deste ano, mais da metade da população carioca classificava a gestão da saúde como Ruim ou Péssima. Na pesquisa mais recente, por outro lado, esse percentual caiu em mais de 13%. Ao mesmo tempo podemos notar um discreto crescimento nas avaliações de Ótima/Boa e um aumento mais expressivo de classificações como Regular:
O aumento na avaliação positiva da gestão da saúde, ainda que discreto, pode ser um reflexo dos esforços da Prefeitura em organizar os programas de vacinação – não apenas das vacinas contra a Covid-19. Este é um assunto fundamental de saúde pública e que recebe bastante destaque, por exemplo, nas redes sociais da Secretaria Municipal de Saúde, que divulga com frequência locais, datas e horários para vacinação na cidade.
Entre os dias 27 de junho e 04 de julho de 2022, o Instituto Rio21 ouviu 1.340 moradores da capital de forma online.
A próxima edição da pesquisa está prevista para ser realizada no mês de outubro, dando continuidade a um ciclo de pesquisas periódicas que deverá perdurar até o final desta gestão.
Pera pera pera… uma pesquisa apontando que o nervosinho foi bom gestor?!? Quando?!? Onde?!? A pseudo pesquisa esqueceu que esse cara fechou a cidade e menos de 15 dias foi flagrado em uma roda de samba, batucando e choppinho geladinho?!? Tá de brincadeira 01?!? Kkkkkkkk… acho ridículo essas pesquisas… afinal, quem acredita em pesquisas ainda?!? Kkkkkkkk
A prefeitura tem um bom sistema de postos de saúde.
Que é bem antigo e não tem nada a ver com o Nrvosinho.
E o governou federal comprou e forneceu os insumos para vacinar via SUS.
Essa foi a ”gestão” da pandemia do Nervosinho.