Gestão dos transportes no Rio tem aumento nas avaliações positivas, principalmente nas zonas Oeste e Sul

Apesar de as avaliações negativas ainda serem altas, a edição de março de 2023 registrou um aumento sensível nas avaliações positivas, na faixa de +9%

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Daniel Martins/Diário do Rio

As pesquisas de Avaliação da Gestão Municipal realizadas pelo Instituto Rio21, em parceria com o DIÁRIO DO RIO, mostram que a gestão dos transportes é normalmente a área da Prefeitura pior avaliada pelos cariocas.

Apesar de as avaliações negativas ainda serem altas, a edição de março de 2023 registrou um aumento sensível nas avaliações positivas, na faixa de +9%. As avaliações negativas também caíram (-6,6%):

image 32 Gestão dos transportes no Rio tem aumento nas avaliações positivas, principalmente nas zonas Oeste e Sul

Os moradores do Centro da cidade são os que pior avaliam a gestão dos transportes hoje, com as avaliações como Ruim ou Péssima na casa dos 65%. Já na Zona Oeste, onde historicamente os cariocas faziam as piores avaliações da gestão dos transportes, observou-se uma queda de 9,4% nas avaliações Ruins ou Péssimas.

Uma observação interessante é que as avaliações Ótimas/Boas subiram de 5,5%para 23,1% na Zona Oeste. Na prática, hoje ela é a segunda região da cidade que melhor avalia a gestão dos transportes, atrás apenas da Zona Sul. Mesmo assim, os percentuais de avaliação positiva permanecem baixos, não chegando a 25% em nenhuma zona.

Advertisement
image 33 Gestão dos transportes no Rio tem aumento nas avaliações positivas, principalmente nas zonas Oeste e Sul

A pesquisa também mostrou que a avaliação da gestão da Prefeitura parece estar bastante associada à gestão dos transportes, em particular. Entre os que avaliam a gestão da Prefeitura como Ótima, a maioria também avalia positivamente a gestão dos transportes. O mesmo vale quando a avaliação da Prefeitura é Ruim ou Péssima: a maioria também faz uma avaliação ruim da gestão dos transportes.

Ao que tudo indica, os investimentos realizados pela Prefeitura na área dos transportes vêm surtindo efeito positivo, principalmente na Zona Oeste. O aumento das linhas de ônibus e a entrega de novos veículos para circularem nas rotas, por exemplo, parecem ter contribuído para a melhora da avaliação dos transportes entre os cariocas.

O Instituto Rio21 continuará divulgando os resultados da sexta Pesquisa de Avaliação da Gestão Municipal. Abaixo estão os links para as matérias já publicadas sobre o assunto:

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Gestão dos transportes no Rio tem aumento nas avaliações positivas, principalmente nas zonas Oeste e Sul
Advertisement

6 COMENTÁRIOS

  1. Quintino e a Guarda Municipal não é a guarda da Prefeitura ou e só para enganar o povo , não tem poder de policia esse poder ´só pertence a PM E Policia civil que são do estado . Quanto aos transporte do município ainda deixa muito a desejar para o usuário e o estado também deixa muito a desejar em matéria de transporte publico e só ver como andam barcas, trens e metro que são obrigações do estado fiscalizar .

  2. A avaliação da prefeitura na área de transportes melhorou. Mas parte do transporte é concessão da prefeitura (ônibus municipais, BRT, VLT) enquanto que outra parte é governo estadual (ônibus intermunicipais, trens, metrô, barcas). Será que as pessoas sabem, realmente, o que é da prefeitura e o que é do governo do estado? Acho que não. Gostaria muito de ver como foi feita essa pesquisa, que tipo de pergunta foi feita para as pessoas.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui