O Grand Mercure Copacabana, na Zona Sul da cidade, recebe a partir de 7 de novembro, a mostra “Matrizes – O Lixo como Origem”, do artista e empresário Gilson Martins. A exposição pretende mostrar como lixo industrial, muitas vezes subestimado, pode ser usado como matéria-prima para criações artísticas, unindo sustentabilidade ambiental e inovação corporativa no cenário global.
Utilizando a técnica “MATRIZES”, Gilson Martins criou 16 reproduções dos seus trabalhos originais, explorando reaproveitamento de resíduos de forma única. A técnica empregada por Martins foi desenvolvida em 2017, quando se deparou com o desperdício na produção de bolsas, as quais passou a estilizar com lâminas em negativo, sobreposições e colagens; transformando as peças em composições vibrantes e harmônicas, adornadas com símbolos cariocas, como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor e o calçadão de Copacabana.
Em “Matrizes – O Lixo como Origem”, Gilson Martins convida o público a repensar o design, a cultura, a sustentabilidade e a produção industrial, transformando resíduos em arte, criando uma experiência visual dinâmica e sensual, marcada pela “Salada de Rio de Janeiro”, com mosaicos únicos que integram acena carioca.
A exposição, que coincide com a realização da G20, pode, segundo Gilson Martins, provocar reflexão sobre o impacto dos resíduos industriais e a importância de reintroduzi-los no ciclo produtivo seja no mundo corporativo, artístico ou governamental, levando líderes e população a olharem para o futuro da sustentabilidade com criatividade e inovação.
Serviço:
Artista: Gilson Martins
Local: Galeria Caza Alimo – Hotel Grand Mercure Copacabana
Endereço: Av. Atlântica, 3716
Data: 8 de Novembro de 2024
Horário: 10h as 20h
Exposição Aberta ao Público.