A Prefeitura do Rio inaugurou, nesta quarta-feira, (23/03), o primeiro Ginásio Experimental Tecnológico (GET), que faz parte de um novo programa de ensino da rede municipal. A unidade está localizada no bairro do Rocha, na Zona Norte, e recebeu o nome da cantora Elza Soares, que morreu em janeiro deste ano.
O novo modelo proposto pela Secretaria Municipal de Educação traz inovação para a rede, com o conceito pedagógico no qual o conteúdo didático é abordado a partir de necessidades reais, vividas e trazidas pelos próprios alunos de forma colaborativa e convida os estudantes a pensarem em propostas inovadoras e soluções criativas, com um trabalho interdisciplinar, combinando Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, além da grade curricular normal, que será seguida regularmente.
O Ginásio Experimental Tecnológico está em consonância com iniciativas de outras partes do mundo e são espaços colaborativos, nos quais a “cultura maker”, mais conhecida no Brasil como “mão na massa”, dá o tom no GET. A previsão é que, até 2024, a cidade tenha 22 novas escolas: 18 oriundas do projeto Fábrica de Escolas e quatro que serão feitas a partir da desmontagem da Arena do Futuro.
O prefeito, Eduardo Paes, compareceu ao evento de inauguração e disse que o intuito do ginásio é dar chances de um futuro melhor aos estudantes. “No mundo atual, não podemos continuar dando aulas só com o método tradicional, temos que despertar o pensamento crítico, a reflexão e a capacidade de sonhar dessas crianças. Que elas possam olhar para a frente e dizer: eu posso chegar lá. Esse é o nosso desafio”, afirmou Eduardo Paes.
O evento de inauguração do GET Elza Soares contou ainda com a apresentação da bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel, escola de coração da cantora. O projeto do Ginásio Experimental Tecnológico teve a parceria das empresas Faz Educação (Apple), iFood e o Instituto Phi, que fizeram doações de equipamentos.