Ginastas de escola pública são classificadas para representar o Rio de Janeiro nacionalmente

Competições fazem parte dos Jogos Escolares do Rio de Janeiro (JERJ)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Com muita garra, foco e determinação, as estudantes-atletas que competiram na final da Ginástica Artística Feminina pelos Jogos Escolares do Rio de Janeiro (JERJ) foram classificadas para competir em nível nacional, representando o estado nos Jogos da Juventude e nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). Organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, a competição do JERJ ocorreu no último sábado (20), na Arena 2, na Barra da Tijuca.

Para Yasmin Félix, aluna do Colégio Municipal Georg Pfisterer, o esporte é fundamental: não só mudou sua vida e sua rotina, mas também se tornou seu maior sonho. Aos 11 anos de idade, a atleta já pensa em representar o país em competições internacionais:

“Prático ginástica há seis anos e o esporte mudou a minha vida e a minha rotina. Meu maior sonho é poder representar a seleção brasileira nos eventos e venho treinando bastante para conquistar esse objetivo. Fico muito feliz com as medalhas participando do JERJ e também de representar o Rio de Janeiro nas próximas competições”, afirma.

O JERJ tem o objetivo de fomentar a prática esportiva para crianças e adolescentes, oferecendo, de forma gratuita, todos os subsídios para os estudantes das redes pública e privada terem acesso às práticas esportivas, que são fortes potencializadores da transformação social. Em uma política pública estruturante, o programa inclui a oferta de: equipe técnica, locais de competição, uniformes, troféus e medalhas. Destinada a jovens de 11 a 17 anos, a competição abrange 20 modalidades esportivas, como atletismo, basquete, futsal, ginástica artística, natação e vôlei, entre outras.

Para a ginasta olímpica e madrinha do evento, Daniele Hypólito, o JERJ é um exemplo ativo da união entre a educação e o esporte:

“A saúde, educação, cultura e esporte caminham juntos, sendo os pilares mais fortes que temos em nosso país. Temos que valorizar cada vez mais isso, porque o esporte é complementar a educação. O esporte agrega e é inclusão. O JERJ é a soma do esporte com a educação. Se tem uma dica que dou para quem está entrando no esporte, é para nunca desistir dos sonhos de vocês. Algumas pessoas vão dizer que não podemos, não conseguimos ou não somos capazes. O mais importante é: acredite em si mesmo e siga em frente no seu sonho”, destaca a medalhista.

“O JERJ é fundamental para o futuro do esporte brasileiro, pois é um programa que inspira e nutre o ‘sonho olímpico’ da nossa juventude. Ao proporcionar competição de alto nível e revelar novos talentos, o JERJ não só promove a inclusão esportiva, mas também estimula a dedicação e o espírito esportivo, essenciais para formar os futuros campeões do Brasil”, destacou Rafael Picciani, Secretário de Estado de Esporte e Lazer.

Até agora, o JERJ foi consolidado em 30 locais de competições diferentes, entre clubes, quadras poliesportivas, colégios e demais espaços esportivos públicos e privados. As competições foram realizadas em 19 das 92 cidades do estado, com mais de 5 mil atletas inscritos, disputando 392 vagas nos nacionais (216 vagas no JEBs e 176 vagas nos Jogos da Juventude).

Todos vão receber passagens e acomodações para as competições dos Jogos da Juventude, realizados entre 13 a 28 de novembro, em João Pessoa, na Paraíba, bem como nos Jogos Escolares Brasileiros, que vão de 20 de setembro e 03 de outubro, em diferentes polos na cidade do Recife. Além do transporte, os atletas vão receber kit completo de uniforme com casaco, calça, blusa, meias, tênis e garrafa squeeze.

Conheça as finalistas:

Classificação: CATEGORIA A dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s)
1° lugar: Ana Paula Baptista Delgado
Escola: Colégio Municipal Georg Pfisterer

Classificação: CATEGORIA A dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s)
2° lugar: Yasmin Pereira Félix
Escola: Escola Municipal Georg Pfisterer

Classificação: CATEGORIA B dos Jogos da Juventude (JEB’s)
1º lugar: Erika Alves de Oliveira
Escola: Escola Municipal Georg Pfisterer

Classificação: CATEGORIA B dos Jogos da Juventude (JEB’s)
2º lugar: Sophia Soares da Silva Cruz
Escola: Escola Municipal Georg Pfisterer

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ginastas de escola pública são classificadas para representar o Rio de Janeiro nacionalmente

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui