‘Gisele’ estreia como o primeiro balé da temporada do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

O espetáculo que estreou em 1841 em Paris, chega aos palcos do Theatro Municipal do Rio para uma nova temporada com 10 apresentações

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Daniel Ebendinger / Divulgação

O Ballet Giselle, um dos balés mais famosos do mundo, que estreou em 1841 na Ópera de Paris, está de volta ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (TMRJ), com realização da Associação dos Amigos do Teatro Municipal (AATM) e patrocínio da Petrobrás. A temporada estreou na quarta-feira (05/04), às 19h, entretanto, contará com dez récitas, sendo uma apresentação fechada para estudantes de escolas públicas.

“Dando sequência à nossa temporada artística de 2023, o Theatro Municipal traz seu primeiro Ballet do ano. A mais tradicional companhia de ballet brasileira no palco mais importante do país. Com os solistas Claudia Mota, Márcia Jaqueline, Juliana Valadão, Marcella Borges, Manuela Roçado, Cícero Gomes, Filipe Moreira e Rodrigo Hermesmeyer. Uma alegria enorme poder oferecer ao público espetáculo de tão alta qualidade artística e técnica!”, ressaltou o diretor artístico do Theatro Municipal, Eric Herrero.

O Theatro Municipal conheceu “Giselle” pela primeira vez em 1913, dançado pela Companhia de Bailados Russos de Diaghilev e por suas maiores estrelas, Tamara Karsavina e Vaslav Nijinski. Um Corpo de Baile brasileiro apresentou-o pela primeira vez em 1951, com a coreografia da diretora Tatiana Leskova, que também dançou o papel título. Berta Rosanova deve ter sido a primeira brasileira a dançá-lo em sua versão completa. E duas de suas grandes intérpretes foram as primeiras bailarinas do TMRJ, Aurea Hämmerli e Ana Botafogo.

“Giselle é um clássico dos ballets. O espetáculo foi encenado no Theatro Municipal algumas vezes, sempre com grande sucesso. Atendendo às demandas do público, encenamos essa obra novamente, como o primeiro título de balé de 2023. Também é uma data muito especial, pois será a última interpretação de Giselle da nossa primeira bailarina, Cláudia Mota”, comemora a presidente da fundação Teatro Municipal, Clara Paulino.

Advertisement

Serviço: Giselle com Ballet e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal

  • Música: Adolphe Adam, revisada por Joseph Horovitz
  • Libreto: Théophile Gautier, segundo Heinrich Heine
  • Duração do espetáculo: Cada ato terá 45 minutos de duração, com um intervalo de 15 minutos
  • Datas: 5, 6, 8, 12, 13, 14 e 15 – 19h / Dias 9 e 16 – 17h / Dia 11 às 14h (somente escolas)
  • Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro
  • Endereço: Praça Floriano, s/nº – Centro
  • Classificação: Livre
  • Haverá uma palestra gratuita uma hora antes de cada espetáculo, realizada no Salão Assyrio. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 'Gisele' estreia como o primeiro balé da temporada do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 'Gisele' estreia como o primeiro balé da temporada do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui