No coração do Centro do Rio de Janeiro, a Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores se prepara para uma celebração especial nestes próximos sábado e domingo: a bênção e entrega do giz abençoado, marcando a festa católica da Epifania do Senhor, mais popularmente conhecida como o Dia de Reis. A retomada desta tradição mais que centenária ocorrerá durante as duas missas solenes – sempre lotadas – que a Irmandade dos Mercadores celebra ao meio-dia nos finais de semana, um dos eventos religiosos mais aguardados na região. A celebração eucarística, que será acompanhada por Coral e Orquestra tanto no sábado quanto no domingo, deve atrair novamente fiéis de toda a cidade, agora para garantir proteção no ano novo.
A Tradição do Giz Abençoado na Porta das Casas
Uma das tradições mais emblemáticas da Igreja Católica, que será retomada pelo histórico templo dos Mercadores é a entrega do Giz Abençoado durante a festa da Epifania do Senhor. O Giz Abençoado é um símbolo de proteção e prosperidade que remonta a tempos antigos. Acredita-se que, ao marcar as portas de entrada das casas com o giz que foi abençoado durante essa celebração, as famílias estarão protegidas de males e terão uma vida abençoada ao longo do ano que se inicia. Para tanto, existe uma oração específica que os fiéis devem fazer ao realizar as marcações na porta de casa. Obviamente, a distribuição é gratuita.
Segundo o padre da igreja, Victor Hugo Nascimento, “a tradição do Giz Abençoado é uma manifestação de fé que perdura há séculos. É um momento especial em que os fiéis se unem para receber a bênção e compartilhar desse símbolo de proteção com suas famílias.” Ele também ressalta que a tradição tem sido transmitida de geração em geração e continua a desempenhar um papel importante na vida das pessoas.
Cerimônia Solene em Latim, Coral e Grande Orquestra
A cerimônia de entrega do giz e da oração na igrejinha da rua do Ouvidor será um evento majestoso que combina elementos litúrgicos tradicionais com música e arte. A missa solene é sempre conduzida em latim, proporcionando uma experiência espiritual única para os presentes. Um coral e uma grande orquestra complementam a atmosfera festiva, enchendo a igreja com melodias sacras que elevam os corações dos fiéis, em meio à arte barroca que orna o templo. A música litúrgica é de responsabilidade do Coral Astorga, da soprano Juliana Sucupira.
As celebrações ocorrem no sábado e domingo, sempre ao meio-dia, quando os devotos se reunirão para participar desta tradição centenária. As filas costumam se formar antes da missa, com fiéis ansiosos para receber o Giz Abençoado e o papel com a oração (reprodução abaixo) e compartilhar esse momento especial com seus entes queridos. Chegando em casa, deverão escrever na porta: “20 + C + M + B + 24“, em referência a 2024 e à expressão “Cristo Abençoe esta Casa”, em latim “Christus Mansionem Benedicat”. Entusiastas da liturgia histórica e tradicional da Igreja Católica, os membros da irmandade resolveram retomar a distribuição do giz, que não ocorria há décadas, embora seja uma tradição que remonta ao século 18, na Igreja dos Mercadores. “O evento era anunciado nos jornais e as pessoas compareciam em filas enormes”, explica Sylvia Assumpção, secretária da irmandade.
A Celebração da Fé e da Tradição
A bênção e entrega do Giz é muito mais do que uma simples cerimônia religiosa. É a celebração da fé, da comunidade e da tradição que unem as pessoas ao longo dos séculos. Esta festa do Dia de Reis é uma oportunidade para os católicos cariocas se conectarem com suas raízes culturais e espirituais, renovando a esperança em um futuro abençoado.
Este próximo fim de semana, a Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores será o epicentro dessa tradição antiga, onde o passado e o presente se encontram para celebrar a fé e a proteção. A Missa Solene é celebrada com muito incenso e uso de objetos litúrgicos mais que centenários. A entrega do Giz Abençoado continuará a ser um evento significativo na vida dos fiéis e um testemunho da riqueza cultural e religiosa da cidade do Rio de Janeiro, especialmente para o seu Centro Histórico, que renasce cheio de planos e novas iniciativas.
Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores
Região da Praça XV
Rua do Ouvidor, 35 (esquina de Travessa do Comércio)
Dias: Sábado (6/1) e Domingo (7/1), ao meio-dia