GLO em portos e aeroportos do RJ e SP termina nesta terça-feira

A operação, que foi prorrogada em maio, não deve ser renovada pelo Governo Federal

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

A Operação Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que reforçou a segurança em portos e aeroportos do Rio de Janeiro e São Paulo, não deve ser renovada pelo Governo Federal. A informação foi divulgada por fontes dos Ministérios da Justiça e da Defesa.

A GLO, assinada em novembro de 2023, autorizou o emprego de militares nos portos do Rio de Janeiro, Itaguaí e Santos, além dos aeroportos de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ). Também houve reforço na fiscalização do lado brasileiro do lago de Itaipu e na região de fronteira entre Mato Grosso do Sul e Paraná.

A operação, que deveria ter sido concluída no início de maio, foi prorrogada pelo presidente Lula até esta terça-feira (04/06).

Advertisement

A Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi decretada em novembro de 2023, em resposta a uma grave crise na segurança pública desencadeada pela morte de um miliciano. Na ocasião, atos violentos, incluindo bloqueios de ruas e incêndios de veículos, causaram transtornos à população e geraram grande apreensão.

Ao assinar o decreto, o presidente Lula enfatizou que a medida visava garantir a atuação conjunta e integrada das forças de segurança pública no combate ao crime organizado no estado. A GLO permitiu a mobilização de tropas das Forças Armadas para auxiliar as polícias Civil e Militar do Rio em ações ostensivas e de inteligência.

Após seis meses de vigência, a GLO apresentou resultados expressivos, conforme divulgado pelo Ministério da Defesa em abril de 2024:

Prisões: 3.178 pessoas detidas
Armas apreendidas: 282 unidades
Drogas apreendidas: 172,3 toneladas

Apesar dos resultados positivos, ainda não há uma definição oficial sobre a eventual renovação da GLO. A decisão final sobre a prorrogação da medida cabe ao presidente Lula.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp GLO em portos e aeroportos do RJ e SP termina nesta terça-feira
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui