Gol retira voos do Galeão e é criticada pelo presidente da Alerj

A decisão da companhia enfraquece não somente o Galeão, como também prejudica a já combalida economia do Estado do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Pista do Aeroporto do Galeão - Foto: Reprodução

A decisão da companhia área Gol de transferir parte dos seus voos do RIOgaleão (Aeroporto Internacional Tom Jobim) para o Aeroporto Santos Dumont deixou autoridades do Rio de Janeiro indignadas. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano, criticou de forma incisiva a decisão da Gol. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também foram durante criticados por Ciciliano, que acredita que pouco esforço foi empenhado por ambas as partes para o fortalecimento dos aeroportos do Rio de Janeiro, especialmente do Riogaleão como um hub internacional.

Em declaração ao jornal on-line DIÁRIO DO PORTO, presidente da Alerj ressaltou que a decisão da Gol não somente prejudica o Galeão, como também prejudica de forma incontestável a já combalida economia do estado do Rio de Janeiro.  

“A decisão da Gol de transferir voos do Galeão para o Santos Dumont é mais um golpe de morte no terminal internacional e uma derrota para a economia do Rio de Janeiro. A decisão da empresa, mesmo depois de aderir ao benefício da redução do ICMS do querosene de aviação aprovado pela Alerj, contribui fortemente para inviabilizar o Galeão”.

Para Ceciliano, a transferência dos voos do Galeão para o Santos Dumont são uma manifestação de “má vontade com o Rio. Uma perversidade do ministro Tarcísio, por meio da Anac, que está omissa na coordenação dos aeroportos”, disse o deputado ao jornal.

Advertisement

André Ceciliano lembrou toda a mobilização feita pela Alerj para que o ministro Tarcísio Freitas adiasse para o próximo ano a privatização do aeroporto Santos Dumont, uma vez que o processo de licitação original previa uma concentração ainda maior de voos no Santos Dumont em detrimento do Galeão.

Outra autoridade contrária à decisão da Gol é o senador Carlos Portinho (PL), que liderou o movimento contra o modelo de privatizações encabeçado pelo ministro da Infraestrutura. Portinho também manifestou surpresa diante da decisão de empresa, que conseguiu a redução do do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do querosene de aviação para aumentar o o número de voos no Galeão. “É lamentável e no fundo tudo é consequência do erro na modelagem da futura concessão do Santos Dumont. Mas também há erro e inércia da atual concessionária do Galeão, que mostrou inércia e incapacidade em atrair e manter voos para seu aeroporto”, disse Portinho.

A RIOGaleão, por meio de nota, defendeu sua atuação diante do contexto de crise dos aeroportos do Rio.

“O RIOgaleão esclarece que trabalha ativamente para atrair cada vez mais novas rotas para o Rio de Janeiro, tendo recebido premiações internacionais por sua atividade de Aviation Marketing. Em quase oito anos de atuação, o aeroporto carioca já contribuiu para a atração de 12 companhias aéreas, sendo três empresas low costs internacionais inéditas no Brasil. Até o momento, a concessionária já disponibilizou cerca de R$ 200 milhões em incentivos e apoio para as ações de marketing a fim de contribuir para a retomada do turismo no país. O RIOgaleão reforça ainda que continuará empenhado em prol do desenvolvimento comercial do aeroporto.”

A Gol que, apesar de ter sido beneficiada pela redução do ICMS do querosene de aviação, tomou a drástica decisão da transferência dos voos, não explicou os motivos da medida. A empresa frisou apenas ao veículo que “é a companhia com maior presença no Rio, a única com voos diretos para todas as regiões do Brasil, além de destinos no exterior. No 1º trimestre de 2022, 55% da oferta na Cidade Maravilhosa é provida pela GOL, que tem um papel fundamental na indústria do turismo e de negócios que movimentam a economia do município e do Estado”.

No planejamento do Gol constam transferências de voos de cidades importantes, como Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Navegantes (SC) e Foz do Iguaçu (PR), do Galeão para o Santos Dumont. Com tais mudanças, a companhia área inviabiliza os planos de o Galeão ser um hub aéreo internacional.

Em janeiro, a Gol foi a primeira companha aérea no Brasil a ser beneficiada pela redução do ICMS do querosene de aviação para as companhias que operam no Galeão. Um Decreto Estadual que entrou em vigor, em 02/09 de 2021 reduziu a alíquota do tributo do combustível, de 13% para 7%.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Gol retira voos do Galeão e é criticada pelo presidente da Alerj
Advertisement

59 COMENTÁRIOS

  1. Enquanto o RJ estiver com essa onda de assaltos e tráfico intenso, além da idolatria de governadores e prefeitos corruptos, vai daí pra pior. Eu morei e trabalhei de 2000 até 2010 e não tenho um pingo de vontade de voltar nem pra passear com alguém.

  2. E os cariocas continuam sempre votando nos mesmos políticos incompetentes e corruptos. O Rio de Janeiro como Estado e Município jamais irá se fortalecer e nem progredir enquanto o seu povo continuar agindo em conluio com tais políticos. Infelizmente a maioria do povo carioca e “papa goiaba” adora esses políticos.

  3. Quanta bobagem de cariocas chatos, ixpertus etc. Então não fede nada a sujeira no mar nas cabeceiras da pista, inclusive a outro lixo, a Gobo! A culpa é do Tarciso, “,u PaeisX” é wue é bom. Um Estado que vive recebendo dinheiro do governo federal! Sem contar os arrastões na chegada do Rio, nas praias. Fecha logo esse aeroporto Rio Galeão e usa o de Rio Novo na grande Juiz de Fora.

  4. O problema é muito maior que tudo isso,chama-se CORRUPÇÃO, quando a azul veio operar no Rio o governador era Sérgio Cabral,queriam instalar um hub aqui,mais nada nesse estado funciona de graça, a azul não concordou com as exigências espúrias do governador e foi para Campinas,assim funciona o Rio, o resto é balela,estado corrupto,políticos corruptos.

  5. O Galeao para quem mora na Barra , Recreio, Petropolis, região serrana e toda cidade exceto os da zona Sul eh o melhor pois tem saída rápida para as vias. O Santos Dumont eh um martírio para quem chega lá vindo desses pontos. Sei que existe insegurança em toda a cidade mas não eh esse motivo que está levando esse assunto a frente o que na verdade eles querem é tornar Garulhos como porta de entrada do país apesar da pista do Galeao ser a maior e ter condições operacionais melhor. Elite carioca e seus governantes sempre entregam o ouro para os paulistas . Abrem o olho toda vez que for ao exterior e penar em Guarulhos.

  6. O Galeao para quem mora na Barra , Recreio, Petropolis, região serrana e toda cidade exceto os da zona Sul eh o melhor pois tem saída rápida para as vias. O Santos Dumont eh um martírio para quem chega lá vindo desses pontos. Sei que existe insegurança em toda a cidade mas não eh esse motivo que está levando esse assunto a frente o que na verdade eles querem é tornar Garulhos como porta de entrada do país apesar da pista do Galeao ser a maior e ter condições operacionais melhor. Elite carioca e seus governantes sempre entregam o ouro para os paulistas . Abrem o olho toda vez que for ao exterior e penar em Guarulhos.

  7. Querem colocar a culpa no EFEITO do problema e não na causa !!!!

    O problema do Aeroporto Tom Jobim se chama Concessionária RIOGALIXÃO
    Desde sua posse vem extorquindo cessionarios , CIA Aéreas e usuários. Com seu modo operante ODEBRECHT, onde toda sua diretoria sairam e continua esperando por la … mamando nos 49 % do governo federal e 51% daChang ( esses último nunca os vi por lá )
    Seus principais gestores vão deixar um ROMBO pra união imenso .
    Que tipo de negócios esse gestores tem experiência ? que tipo de negócios eles estão acostumados a fazer ?
    Fecharam terminal 1 , fizeram o pier desnecessário pra faturar em cima das obras , não pagam fornecedores que por sua vez não concluem as obras, além de outras faucatruas…
    Perderam uma copa do mundo e OLIMPÍADAS 2016.
    Banheiros sujos, teto caindo, escadas e elevadores parados e as taxas pros usuários e cessionários só sobem. Sujeiras por todo lado fachada do terminal caindo , bloqueios de concreto de acesso ao terminal que combina com as do complexo do alemão ( de concreto pintado a mão) faz jus aos gestores da RIOGALEÃO.
    ATÉ OS CAMELOS SAÍRAM DE LÁ
    Onde está a ANAC que não vê isso ou faz que não vê.
    Fui concessionário lá nos 2 períodos ( infraero e Riogaleão) sei o que falo ! , pois tbm sou presidente a associação dos lojistas ( faliram com a sua grande maioria e desempregaram milhares de pais de família
    Tínhamos rateios de 18 reais o m2 com a infraero… na riogalixao foi pra 250 reais o m2 e pior sem comprovação e justificativa alguma …. simplesmente… OUTROS RATEIOS !!!
    Pergunte para a ANAC pra que serve o ALTÍSSIMA TAXA DE EMBARQUE ???
    (Custear as despesas operacionais do aeroporto ).
    Enfim … espero como empresário , gestor, cidadão e como um Paulista e investidor é apaixonado pelo Rio de Janeiro, que o governo federal expurgue essa cambada e todos os outro que prejudicam muito o RJ .

  8. RJ sem futuro.
    Governo entra governo sai e as chances do estado crescer diminuem cada vez mais.
    O que aumenta é a bandidagem, a população em situação de rua e os valores dos impostos que temos que pagar sem vermos o retorno em benefícios para a cidade.

  9. Eu uma vez fui turistar no Rio, e pousei no Galeão, pois não tinha voo para o Santos Dumont, que ficava a cerca de 1 ou 2 quadras do Hotel. Para quem vai Turistar no Rio, o Santos Dumont é muito melhor, te deixa no Centro. Já o Galeão dá uma boa imagem, de fortalezas Policiais e um Grande muro isolando as comunidades do Asfalto. Sem contar os taxistas que fazem uma Briga oferecendo Valores 4 X mais que o normal (está ultima foi quando fui, hoje com os APP não sei).

    • E quem vem em voo internacional, em um boeing 777 por exemplo? Não pousa no Santos Dumont. Aí tem que primeiro nadar no Tiête, para depois chegar ao Rio de Janeiro.

  10. Concorrência é isso, quem cobra mais vende menos… Não fizeram o Metrô até o Galeão e não levaram o metrô da Barra até a estação rodoviária da Barra, assim ferraram o Galeão e a deixaram o povo nas mãos da BRT. Falta de neurônios da nisso…

    • Vale lembrar que a duração da viagem do BRT Galeão ao Centro (fazendo baldeações) é superior a duração das extintas linhas de ônibus.
      Gastou-se uma nota, extinguiu-se as linhas de ônibus para obrigar a população a fazer viagens mais longas. Dependendo do bairro, mais dispendiosas.

  11. Infelizmente todas as colocações feitas acima estão corretas. O Rio foi governado por vários anos por corruptos. Uma Alerj que só olha para o próprio umbigo. Um sistema de transporte corrupto. Quer reclamar de quê? Parabéns a Gol pela ótima gestão.

  12. Mete um muro tipo “muro de berlin” em toda a linha amarela mas um muro com arame farpado no topo .por um custo mais barato que metrô pois sómente os funcionarios de aeroporto iriam usar o.metrô (vide o brt) O.problema é tiroteio . O resto é bla bla blá

  13. Última vez que fiz conexão no Galião encontrei tudo muito sujo, banheiros imundos. Lanchonetes servindo mal e tudo muito caro. Aeroporto Santos Dumont é central, melhor em tudo. Com mais vôos chegando e saindo acho que o lugar fica pequeno….

  14. Várias pessoas apontaram o problema de acesso do Galeão. Linha Vermelha, Linha Amarela e Av. Brasil são vias saturadas em vários horários. Pior ainda: são vias inseguras. Perdemos várias chances de construir um metrô para o Galeão, o que facilitaria e tornaria muito mais seguro o acesso ao aeroporto. Primeiro, quando construímos a linha Amarela como via para carros e ônibus, ao invés de um metrô ligando por cima o Galeão à Barra, depois quando construímos o BRT, que hoje está totalmente abandonado, mas nunca foi grande coisa. Mas, no Rio de Janeiro, quem manda é a FETRANSPOR, que sempre elegeu prefeitos e governadores. O resultado é esse: a concessionária do melhor aeroporto do mundo (Changi) devolveu o Galeão e, agora, a Gol, única companhia aérea que mantinha a maioria dos voos no galeão, transfere vários deles para o Santos Dumont, aeroporto de acesso melhor e mais seguro.

  15. O Rio galeão é uma grande sucata, um verdadeiro elefante branco, sucateado por anos de incompetência da infraero e agora a péssima gestão e falta de investimentos da RioGaleao…

    Aluguéis caríssimos cobrados aos logistas , uma fortuna pousar lá….

    Eu trabalho lá, por isso falo…

    Inclusive tem um imenso vazamento de querosene abaixo do prédio administrativo que tentam disfarçar…

    Fecha logo esse lixo…

  16. Quem mora no RJ sabe muito bem como o galeao é ruim.primeiro o acesso linha vermelha e tiroteio do nada o acesso a entrada da ilha do governador sempre está tudo parado.nao sei melhorou pq tem muito tempo que não vou ao galeao evito o maximo o estacionamento et péssimo mal iluminado mal sinalizado nada funcionava no galeao

    • Sr. Walter o egoísta. O Sr. acha que toda a população do Rio de Janeiro mora na Zona sul? Para quem vem da região serrana e baixada é muito melhor, isso sem falar na pista, que em dias de inverno e com nevoeiro fica impraticável, o Sr. é tão egoísta que quando estiver voando para o Rio nestas condições irá pousar no Rio Tiête, na linda e cheia de cantos mil “Sum Paulo” como já aconteceu comigo, em um voo da Azul vindo de Goiás para deixar de ser egoísta.

  17. Perguntem para os gestores da RioGaleão o valor que eles cobram às companhias Aéreas por pouso, pernoite e outras taxas? Em média 3x mais que em Guarulhos. A Gol demorou até demais para sair. Tem que mudar a gestão do aeroporto e praticar taxas atrativas. Simples assim!

  18. Os Aeroportos do Galeão e Santos Dumont , representam portais importantes para a cidade e assim devem ser considerados.
    Um aeroporto por si só, não atrai ou gera demanda de passageiros. Este papel é da cidade.
    O aeroporto do Galeão é o melhor aeroporto brasileiro, no aspecto operacional , com sua pista de 4 Km no nível do mar, apesar da sua alta temperatura diurna. Essa infraestrutura está ali, pronta para uso se, não continuarem com o seu abandono e sucateamento.
    Mas, o aeroporto do Galeão também é o pior aeroporto brasileiro, se olharmos sua acessibilidade, com trânsito permanentemente congestionado e totalmente inseguro.
    Sempre disse que o Aeroporto do Galeão tem dois problemas sérios: Linha Vermelha e Avenida Brasil. Não vou falar da linha amarela.
    A cidade do Rio de Janeiro está falida e inteiramente sem segurança e assim, não gera a demanda necessária para atrair de volta as empresas aéreas.
    Os hotéis estão cobrando as maiores diárias do país e os bons restaurantes também estão caríssimos mas, os principais problemas que observo se concentram no trânsito caótico, que atrasam os voos por atrasos de funcionários e tripulantes e no excesso de assaltos e arrastões na linha vermelha (e amarela) e av. Brasil.

  19. Se esse petista lacrador presidente da Alerj tá reclamando é porque é bom… Alerj salvo umas meia dúzia de deputados e de uma inutilidade gigantesca…

  20. não vou entrar nesse mérito, até porque, não sei qual a argumentação da GOL! em fim, 1 lado sÓ falAndo é meia verdade! o fato é que não vejo neNhUm sucesso para trazer alternativas de mais acessos Ao publico no tocante a compra de passagem, novas regras de bagagem que agora paga o que antes não pagavam, melhores transporte para deslocamento atÉ os aeroportos, na cidade do RJ ta uma vergonha! BRT então, nem se falA, valores de consumo no interior dos aeroportos um lanche no galeão quase tem que parcelar no cartão de credito de tão caro. ou seja enquanto não tivermos um plano de gestão que desonere o bolso do transeunte, TRANSPORTE mais seguro, melhor INFRAESTRUTURA, mais conforto, enqanto mirarmos a empresa aérea para fazer o milagre, apagar o incêndio politico, estaremos nessa celeuma!!!! e como sempre quem perde é o contribuinte. sabem quem é ? aquela pessoa que paga os impostos, trabalha e na teoria esse imposto deveria ser convertido em beneficio a população!! esse mesmo, a cada 4 anos ele é lembrado!!!

  21. Engraçados esses políticos! O Rio está nessa decadência por conta da roubalheira deles. Agora vem culpar os empresários que estão lutando pra manter as portas abertas. Roubaram e continuam roubando e agora nós pagamos ainda mais impostos para cobrir o rombo. Admiro a cara de pau do sujeito em culpar ministro ou governo federal. O Rio está esse caos muito por conta dessa vergonhosa assembleia de corruptos, salvo uma meia dúzia que tenta fazer algo e não consegue. E se o povo não renovar, vamos continuar sofrendo. Querer mudança votando nos mesmos é ignorância. Acordemos!!!

  22. A empresa concessionária do aeroporto não faz nada para atrair outras empresas aéreas, mentira,visam apenas os lucros,como todos, meu pirao primeiro. Os políticos cariocas, em geral , são responsáveis pela morte do Airj Tom Jobim, nunca trabalharam para o estado.

  23. É simples: basta 1- determinar que o Santos-Dumont receba somente vôos da ponte aérea e de cidades num raio de 500 Km, ou seja, cidades do interior do RJ, do vale do Paraíba e da Zona da Mata mineira. Todos os outros voos devem ser transferidos para o Galeão. É uma absurdo um aeroporto com uma pista curtíssima receber voos do RS, da BA ou de BSB. 2- Cancelar o incentivo fiscal do ICMS neste aeroporto, mantendo-o somente no GIG. Quanto ao leitor Silvio, GRU está longe de ser um aeroporto decente. Escuro, quente e feio perde de longe para o GIG.

    • GRU pode nem ser um aeroporto maravilhoso, mas São Paulo é a maior cidade do país e a maior economia. Além disso, GRU conta com um trem que liga suas proximidades à estação da Luz, no Centro de São Paulo.

    • Outro ponto. Determinar que o Santos Dumont receba somente voos da ponte aérea e de cidades num raio de 500 km não resolve o problema. O aeroporto de Guarulhos está a bem menos do que 500 km daqui. Portanto, poderia haver uma intensificação dos voos entre Santos Dumont e Guarulhos, o que faria com que o aeroporto paulistano fosse o verdadeiro aeroporto internacional para os cariocas.

  24. Que que o presidente da ALERJ tem que falar sobre uma decisão privada? Devia calar-se. Aliás, “calado ele é um poeta!!”

    Parte dos problemas decorrem do político se arvorar um direito que a ele não compete.

  25. E assim os antis Rio de janeiro, vão esvaziando o estado principalmente a capital,foi assim o José serra quando ainda senador transferiu o ICMS quê era cobrado na origem pára o destino final caso são Paulo, e agora esse cidadão Tarcísio não sei dás quantas quê me parece quê será candidato ao governo dê são Paulo, cometendo uma insanidade dessa contra o Rio, e o pior quê o presidente Jair Bolsonaro quê apesar de Paulista fez todas suas carreiras política no Rio dê janeiro além de ser morador dá cidade, deixa o seu ministro Tomar tal atitude e não fala nada sendo conivente com tal ato dê esvaziamento do desenvolvimento carioca.Mais nenhuma novidade pois quando o ex ministro dá saúde Ricardo Barros sugeriu a transferência do Bio manguinhos pára são Paulo esperar o quê desse pessoal,ou os governantes do Rio de janeiro,tomam nosso estado nas mãos e focam no nosso desenvolvimento,ou os forasteiros exterminaram o nosso estado, pois têm interesses externo nitidamente com essas intenções,vide TV Globo outrora groriosa hoje no fundo do poço, não me perguntem porquê, não tenho essas explicações.devem ser os interessados em desvalorizar o Rio cada vez mais,e isso já vêm lá dê trás.

  26. Sou diamante na Gol há mais de 10 anos e está decisão mostra o desprezo que a empresa tem pelo rio de janeiro.
    Certamente irei decidir por voar outra empresa… #NaoVoeGol

  27. Se a redução do % do ICMS do querosene foi para fomentar a economia do RJ e a empresa toma uma atitude dessas, cabe ao estado retirar da GOL o benefício concedido pois a decisão da GOL está desalinhada com o benefício concedido!

    • Ela ja perdeu quando retirou os voos do Galeao, se eu entendi bem o desconto e para os võos que vão para o Galixão.
      Um aeroporto no meio de uma capital de um estado e isolado de tudo ao mesmo tempo, sem contar o serviço do tempo da foice e do martelo.

  28. Onde estava esse pessoal da Alerj e todos esses entendidos quando o condenado Sergio Cabral proibiu a Azul de fazer o Hub dela no Santos Dumont? Pois é, tiraram do Rio dezenas de vôos diariamente para beneficiar os “amiguinhos” da Odebrecht com seu caixa dois.
    Agora ficam reclamando. Sejam competentes que os empresários voltarão a investir.

  29. Deixa me ver se entendi… a companhia tem que realizar favores políticos ou visar o lucro?!? Quanto menos dinheiro na mão de políticos, melhor… menos pra eles fazer sabe se lá o que né?!? 😉

  30. Muito bem fez a Gol! É muito mais seguro e de fácil acesso o aeroporto Santos Dumont. O Galeão além de ser longe, tem que passar no meio da favela da Maré, um aeroporto feio, sujo e sem condições. Só tem tamanho, tudo para inglês ver. Nunca será igual ao aeroporto de Guarulhos.

    • Não será mesmo, sempre será melhor.

      A passagem por marginal isso, marginal aquilo, rios fedidos, favelas da zona leste… Sem falar no ‘belo’ presídio ao lado de Guarulhos.

      O caminho até Guarulhos deve ser lindo e seguro, não é mesmo?

      Galeão também não nunca será ao lado da serra da Cantareira, um local absurdo para um aeroporto. Será sempre no nível do mar, com a maior pista do Brasil.

      A verdade é que SP vive de Rio. Sempre tenta validar suas narrativas, a fim de enfraquecer a cidade que mais recebe turistas no Hemisfério Sul. Obriga o turista internacional a passar por SP – uma cidade que, se não fosse forçado, jamais iria.

    • Concordo com você quando diz que a Gol fez bem em transferir os voos para o Santos Dumont porque este é mais seguro no acesso. Discordo da sua análise de que o Galeão é longe. Aeroportos internacionais, em que operam aeronaves de grande porte (777, 787, 747, A330, A350, A380, etc) não podem ficar próximos ao centro da cidade. O Galeão é bem mais perto do centro do que muitos outros aeroportos internacionais. Dista menos de 20 km do Santos Dumont, que é central. Guarulhos fica a 26 km do centro de São Paulo, Confins a quase 40 km do centro de BH. Logo, no quesito distância, o Galeão é privilegiado. O que lhe falta é acesso seguro.

    • Na sua opinião egoísta. Quem mora na região serrana e baixada, o Galeão é bem mais próximo meu amigo. O trecho mais inseguro fica na área Centro X GIG.

  31. É só a prefeitura do Rio dificultar acessos ao Santos do Dumont para inviablizar voos neste aeroporto; complementando, o governo do Estado do Rio, retira o benefício do ICMS, e pronto. Doendo no bolso, prontamente voltará para o Galeão.

    • Aproveita e já fecha todas as vias de chegada e saída do Santos Dumont. Se não tiver como sair do aeroporto só restará o galeão, aí ele bomba de novo.

      Acho que será a melhor saída. Com certeza será o melhor para o rio e para o país!

      E viva o galeão.

  32. A Gol está sendo hipócrita com os cariocas. Fala em “aumento de conectividade” e “conexões internacionais”, mas como? Esvaziando o Galeão e transferindo tudo para o Santos-Dumont.

    Perde o passageiro que vai desembolsar mais um trecho e ainda alonga o tempo de viagem. Também perdem a cidade e o estado do RJ.

    Gol usa seus aviõezinhos para dar comidinha na boca de Guarulhos.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui