Algumas grandes cidades do mundo tem em seus cemitérios pontos turísticos como Londres, Paris e mesmo Buenos Aires e, pelo jeito, o São João Batista pode entrar nessa lista. É que o cemitério em Botafogo se tornou nesta semana o primeiro da América Latina a entrar no Google Street View.
Navegando pelas imagens panorâmicas de 360 graus, o internauta pode observar os detalhes dos jazigos de alguns dos brasileiros mais célebres que já existiram, como Carmem Miranda, Cazuza, Clara Nunes, Di Cavalcanti, Machado de Assis, Santos Dumont e Tom Jobim.
Pelo Street View, dá pra ver exemplos raros de arte sacra dos séculos 19 e 20 presentes no São João Batista, que foi fundado por Dom Pedro 2 em 1852. Entre esses exemplos está a primeira obra abstrata feita no Brasil, em 1915, esculpida em mármore carrara por Rodolfo Bernardelli e que enfeita o túmulo do americano Orville Derby (1851-1915), o fundador do serviço geológico brasileiro.
Toda a captura das imagens foi feita há um mês com a ajuda do chamado Trekker, a mochila do Google que carrega uma supercâmera com 15 lentes fotográficas que disparam simultânea e automaticamente, conforme o operador caminha.
Você pode passear no São João Batista por aqui, ou neste link: