A quarta edição da Vila Literária contou com a presença do governador Cláudio Castro (PL), na manhã desta quinta-feira (9), para prestigiar o circuito literário “Ler para Va-Ler”, um dos maiores festivais literatura da Baixada Fluminense. O Governo do Estado conta com três estandes na feira, com ações das secretarias de Educação e da Mulher e do RioSolidario, com participação da Subsecretaria de Políticas Inclusivas. O evento, que é gratuito, tem encerramento nesta sexta-feira (10). A feira literária acontece no Ginásio Poliesportivo Gilberto Lelis Pedrosa, em Duque de Caxias.
A Secretaria de Educação distribuiu mais de 110 mil vales-livros para alunos e professores, com valores entre R$ 50 e R$ 100. No local, os jovens tiveram acesso a vários equipamentos, como óculos de realidade virtual, impressora 3D, e mesas interativas para educação especial.
“Fiz questão de que todos os alunos e professores saíssem da feira com um livro, por isso entregamos um voucher para a aquisição de exemplares. Fui aluno de escola municipal e estadual em um tempo no qual o ensino não era tão valorizado. Hoje, tenho a possibilidade de investir em tecnologia, em abertura de escolas e na valorização dos profissionais. Fico muito feliz em ver essa feira cheia”, afirmou o chefe do Executivo estadual.
Também presente ao evento, a secretária de Educação, Roberta Barreto, destacou a importância da leitura para a expansão cognitiva dos alunos.
“O estudante que lê é capaz de interpretar melhor o mundo, o projeto de vida hoje envolve sabedoria e o livro é o portal da aprendizagem. O livro associado a tecnologia é o grande mecanismo de evolução de um povo”, disse Roberta.
Aluno do colégio estadual Maria Justiniano Fernandes, Andrew Fraga, se mostrou orgulhoso, no estande da Secretaria de Educação, pelos robôs criados por ele e sua equipe nas aulas de robótica do colégio.
“Estamos aqui para mostrar como é a robótica. Temos essa aula na escola e já participamos de torneios regionais e nacionais. Essa troca com alunos de outras escolas ajuda muito no trabalho em equipe, para que a gente se comunique e aumente a criatividade das crianças”, disse o aluno do terceiro ano.
No estande da Secretaria da Mulher foi instalado um painel interativo para que as visitantes escrevam o que pensam sobre temas, como liberdade, sonhos e esperanças. No local, também são realizadas palestras sobre violência contra a mulher e ações sobre o protocolo ‘Não é Não! Respeite a decisão’.
A Imprensa Oficial, órgão atrelado ao Governo do Estado, está distribuindo 200 livros na feira literária. Já o RioSolidario, presidido pela primeira-dama do Estado, Analine Castro, distribuiu exemplares do livro “O sonho de Laurinha, uma história em braile”, cujo tema é inclusão. A subsecretaria de Políticas Inclusivas, por sua vez, distribui ventarolas.
“A leitura é para todos e é transformadora, espero que a feira possa circular por todos os municípios do estado, principalmente em locais que não tem uma biblioteca grande”, disse a primeira-dama fluminense.