O governador Cláudio Castro reagiu com duras críticas ao decreto do Ministério da Justiça e Segurança Pública que estabelece novas regras para o uso da força por policiais em todo o país. Castro classificou a medida como um “presente de Natal para a bandidagem” e anunciou que entrará com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o decreto.
“Sabem quem ganhou um presentão de Natal? A bandidagem, no país inteiro! Parabéns aos envolvidos!!! Agora, para usar arma de fogo, as polícias estaduais terão que pedir licença aos burocratas de plantão em Brasília! Uma vergonha!!!”, declarou o governador.
Castro critica a falta de diálogo com os governadores e a “invasão de competência” do governo federal na elaboração da política de segurança pública. O governador defende o endurecimento da lei penal e maior atuação do governo federal no combate à lavagem de dinheiro e no controle de fronteiras.
O decreto federal restringe o uso de armas de fogo por policiais, que só poderão ser utilizadas como último recurso. O texto também proíbe o uso de armas de fogo contra pessoas desarmadas em fuga e veículos que desrespeitem bloqueios policiais, exceto em casos de risco para o policial ou terceiros.
Os governadores do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) defendem maior autonomia dos estados em questões de segurança pública e já haviam apresentado uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) com esse objetivo.
Já não pode ter operação policial em favelas, atirar dos helicópteros, e agora querem proibir até de atirar em pneus de veículos que furam bloqueio policial, blitz e estão em fuga… até mais adiante atropelarem terceiros, baterem etc.
Esses esquerdóides deviam ser varridos para longe.
Não temos um país sério!
Esse modelo de federação é uma piada.
O Governo Federal da União praticamente impõe tudo ao seu gosto desrespeitando a autonomia dos estados. O STF obriga estados de governos não alinhados no campo político ao governo federal a adotarem câmeras corporais em suas polícias, enquanto o governo federal e seus agentes, bem como militares por vezes atuando na segurança pública não tem que usar…
Tem que rasgar essa Constituição de 1988 e criar uma nova, senão os estados passarem a buscar separação – eu sou forte defensor da independência.
Impressionante como esses governadores bozoloides nunca falam em central de inteligência das Forças de segurança!
Apoiado CLÁUDIO CASTRO! Bandido bom é BANDIDO mor.. que é menos -1.
Fraco.