Governador destaca potencialidade energética do Rio de Janeiro em reunião com prefeito de Houston

Nesta terça-feira (25/04), o Governador Cláudio Castro e o Secretário Hugo Leal se reuniram com o Prefeito de Houston, Sylvester Turner, para tratar de negociações referentes ao setor de energia

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rio de Janeiro - RJ - 25/04/2023 - O Governador Cláudio Castro recebe o Prefeito de Houston, Sr Sylvester Turner. Foto: Rafael Campos

O Governador Cláudio Castro se reuniu, nesta terça-feira (25/04), com o Prefeito de Houston, nos Estados Unidos, Sylvester Turner e com o Secretário de Energia e Economia do Mar do Rio de Janeiro, Hugo Leal, no Palácio Guanabara, para tratar de negociações referentes ao setor energético. No encontro, foi destacada a identificação do Estado do Rio de Janeiro como o maior produtor de petróleo e gás do Brasil.

“Muitas parcerias entre o Rio de Janeiro e os EUA podem acontecer. Nós temos um dos maiores polos energéticos do Brasil, 87% do petróleo do país está no Rio de Janeiro. O Rio passou por momentos difíceis, mas hoje somos a segunda maior economia do país”, destacou Cláudio Castro.

Durante a reunião, que teve como tema principal as potencialidades energéticas, foram apresentados os resultados que apontam o Rio de Janeiro como um dos maiores hubs de energia do país. “O Estado reúne condições importantes para atrair negócios, com portos e áreas diferenciadas para apoio offshore, diversificada cadeia de fornecedores e mão de obra qualificada e abundante”, disse Hugo Leal.

No ato, foi exposto que o segmento de óleo e gás é responsável por mais de 35% das receitas do tesouro, cerca de R$36,8 bilhões, entre royalties, participações especiais e ICMS das vendas dos produtos relacionados, baseado em dados da Secretaria de Fazenda.

Advertisement

“O relacionamento entre o Brasil e a cidade de Houston é o principal motivo da nossa visita. Existem muitas semelhanças por causa da questão do petróleo e gás. Além das questões tecnológicas, que são importantes para nós”, explicou Sylvester Turner.

Dando continuidade à troca de experiências entre os dois países, na primeira semana de maio o Secretário Estadual de Energia e Economia do Mar, representará o Rio de Janeiro no “Offshore Technology Conference” (OTC), em Houston, reconhecido internacionalmente como o maior evento mundial do setor petrolífero.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governador destaca potencialidade energética do Rio de Janeiro em reunião com prefeito de Houston
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui