Estão abertas as inscrições para a edição 2025 dos Jogos Escolares do Rio de Janeiro (Jerj), a maior competição esportiva estudantil do estado. A iniciativa, organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com a Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (FEERJ), tem como objetivo promover a integração da rede pública e privada no incentivo ao esporte entre estudantes de 11 a 17 anos.
Em 2024, o evento contou com 5.177 alunos de todas as cinco regiões fluminenses. A expectativa para o próximo ano é dobrar esse número. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 11 de abril pelo site www.jerj.com.br.
“Precisamos desde o período escolar descobrir as vocações e potencialidades de cada aluno. O esporte abre portas, ensina valores e é uma ferramenta de transformação social. Nesse sentido, o Jerj reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento dos jovens fluminenses”, afirmou o governador Cláudio Castro.
Neste ano, o evento terá como novidades um seminário itinerante para mobilizar as regiões durante o período de inscrições e uma cerimônia de abertura marcada para o início de maio. A competição será dividida em duas etapas: regional e estadual. Os vencedores da etapa estadual formarão o Time RJ, que representará o estado nos Jogos da Juventude e nos Jogos Brasileiros Escolares (Jebs).
O Jerj contempla 20 modalidades esportivas. Além das medalhas e troféus, os participantes recebem um kit completo, e as escolas contam com apoio logístico garantido pela Secretaria de Esporte e Lazer. O projeto é financiado com recursos da Lei Pelé, com investimento previsto de R$ 5,9 milhões para cada edição até 2025, podendo ser renovado por mais dois anos.
“O Jerj é, sem dúvida, o maior legado que podemos deixar para o desporto escolar. Mais do que uma competição, é uma oportunidade de superação e interação entre jovens de diferentes realidades”, destacou o secretário Rafael Picciani.
A secretária de Educação, Roberta Barreto, também reforçou a importância do projeto: “O esporte corrobora para a melhoria da qualidade da educação. Fui medalhista nos Jogos Escolares da minha época e sei o que significou na minha vida em termos de disciplina e foco. Assim vamos construindo uma juventude melhor para o RJ”.
A grande final da competição será disputada na capital fluminense. Os locais e datas dos jogos estarão disponíveis no Boletim Oficial do Jerj, no site da competição.
O mascote oficial do evento é o Jerjinho, inspirado no tradicional cachorro caramelo. Escolhido por votação popular, o personagem representa o espírito esportivo e a união promovida pelos Jogos Escolares do Rio de Janeiro.