Governo da Catalunha participa da apresentação do roteiro ‘Caminhos de Villaronga’ no Vale do Café, interior do Rio

Com idealização do Instituto Aupaba, o projeto tem como objetivo o estreitamento dos laços históricos, culturais e turísticos entre a Catalunha e o Vale do Café

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Vassouras / Portal Vale do Café

Integrado por 15 municípios, o Vale do Café guarda uma rica história, com ramificações diversas que ultrapassam as fronteiras brasileiras. As presenças lusitana e espanhola, por exemplo, estão claramente presentes na região. Com um trabalho forte no Vale, o artista e arquiteto catalão José Maria Villaronga será homenageado pelo Vale do Café Convention & Visitors Bureau, com o roteiro artístico-cultural “Caminhos de Villaronga”, apresentado à representante do governo da Catalunha no Brasil, Paula Mèlich Bonet, entre os dias 19 e 21 de fevereiro. O projeto, que foi idealizado pelo Instituto Aupaba, tem previsão de lançamento para julho deste ano.

É a primeira vez que Paula Mèlich Bonet realiza uma missão oficial à região do Vale do Paraíba do Sul Fluminense. A visita tem como objetivo o estreitamento dos laços históricos, culturais e turísticos entre o Vale do Café e a Catalunha, que muito pouco conhece o trabalho de Villaronga, artista que viveu e trabalhou em Bananal, local que concentra muitas das suas obras pintadas na Fazenda Resgate, na Igreja Matriz e no Solar Manoel Aguiar Vallim.

“Trata-se de uma oportunidade única para estreitar laços entre a Catalunha e o Vale do Café. Para além das possibilidades de parceria, temos a chance de conhecer mais sobre o artista e arquiteto catalão José Maria Villaronga Panella, que teve influência nesta região de importância histórica, e é desconhecido na Catalunha. É um duplo descobrimento.”, afirmou Paula Mèlich Bonet.

Organização sem fins lucrativos, Instituto Aupaba é voltado para a elaboração e execução de ações voltadas para o desenvolvimento territorial através do turismo regenerativo. A atual presidente da instituição, Luciana De Lamare, que também foi diretora do escritório de promoção turística do Vale do Café, reforçou que o objetivo da visita da autoridade catalã é atrair apoiadores e patrocinadores para o “Caminhos de Villaronga”. 

Advertisement

“Além da presença digital, mais de 10 mil visitantes irão receber o roteiro físico no primeiro ano do projeto. Estimamos que duas milhões pessoas serão impactadas pela oferta e promoção deste importante destino turístico cultural e histórico composto por mais de 25 municípios entre Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais”, disse Luciana De Lamare.

Participaram do encontro: a pintora-decoradora e pesquisadora Dra. Ana Torem, estudiosa das obras de Villaronga e orientadora da pesquisa destinada ao roteiro; a presidente do Vale do Café Convention Bureau, Cristiana Braga; Ângelo Ferreira Monteiro, historiador e professor da Universidade de Vassouras; Ângela Maria da Silva, secretária de Cultura de Vassouras; Maneko Artmenko, prefeito de Engenheiro Paulo de Frontin, padre Alexandre Barbosa, da Igreja de Sacra Família; entre outros participantes do roteiro integrado por fazendas como a Paraízo, Jardim Uaná Etê, Palácio Barão de Itambé, em Vassouras; e Fazenda dos Coqueiros, principal fazenda histórica aberta à visitação na região.

O projeto artístico-cultural “Caminhos de Villaronga” foi aprovado pelo Ministério da Cultura e conta com apoio da Embratu.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo da Catalunha participa da apresentação do roteiro ‘Caminhos de Villaronga’ no Vale do Café, interior do Rio
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Governo da Catalunha participa da apresentação do roteiro ‘Caminhos de Villaronga’ no Vale do Café, interior do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui