Governo da Ucrânia pede que Brasil prenda Vladimir Putin caso ele participe da cúpula do G20, no RJ

19ª edição do megaevento internacional acontece em novembro, na cidade do Rio de Janeiro; principais líderes mundiais virão ao país

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa de Lula cumprimentando Vladimir Putin - Foto: Reprodução

O Governo da Ucrânia pediu que as autoridades brasileiras prendam o presidente da Rússia, Vladimir Putin, caso ele venha ao país participar da cúpula do G20, megaevento internacional que será realizado no Rio de Janeiro no próximo mês de novembro.

De acordo com Andriy Kostin, procurador-geral ucraniano, informações do setor de inteligência do país indicam que Putin participará da reunião com os principais líderes mundiais em território carioca. Em meio a isso, há um mandado de prisão, emitido em março de 2023 pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, na Holanda, determinado a prisão do presidente russo pelo crime de guerra de deportação ilegal de crianças.

”Devido à informação de que Putin pode participar da cúpula do G20 no Brasil, gostaria de reiterar que é uma obrigação das autoridades brasileiras, como Estado-parte do Estatuto de Roma, prendê-lo se ele ousar visitá-lo”, disse Andriy, antes de complementar citando os riscos que a não prisão pode ocasionar.

”Espero, sinceramente, que o Brasil o prenda, reafirmando sua condição de democracia e de Estado de Direito. Se isso não for feito, corre-se o risco de se criar um precedente no qual os líderes acusados de crimes podem viajar impunemente”, disse Kostin, referindo-se ao tratado que estabeleceu o TPI.

O governo russo, por sua vez, nega as acusações do TPI e considera o mandado emitido pelo tribunal ”nulo e sem efeito”. Vale ressaltar que, nesta segunda-feira (14/10), Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, informou a repórteres locais que a participação ou não de Putin no G20-2024 ainda não foi definida. ”Quando uma decisão for tomada, nós informaremos”, disse ele.

O que é

Criado em 1999, o G20 é composto por 19 países e um bloco econômico, mais precisamente a União Europeia. Em 2024, o evento chega à sua 19ª edição e será realizado nos dias 18 e 19 de novembro na cidade do Rio de Janeiro.

Entre os principais assuntos tratados pelo grupo estão o fortalecimento da economia internacional por meio da elaboração de estratégias de desenvolvimento em comum e de políticas macroeconômicas.

As discussões abordam, também, outras áreas fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico das nações, como comércio internacional, meio ambiente, fontes de energia e sustentabilidade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo da Ucrânia pede que Brasil prenda Vladimir Putin caso ele participe da cúpula do G20, no RJ

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui