Em cerimônia realizada na última sexta-feira (15), no Palácio Guanabara, na Zona Sul do Rio, o governador Cláudio Castro (PL) anunciou que as escolas de samba do Grupo Especial vão receber um aporte de aproximadamente R$ 2 milhões. A iniciativa visa beneficiar trabalhadores e artistas inseridos na cadeia produtiva da festividade, que é um dos eventos fundamentais do turismo fluminense.
O diretor de Marketing da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), Gabriel David, ressalta que, por ser uma das grandes atrações turísticas do Rio, o Carnaval merece um cuidado maior por parte do Governo do Estado.
“Carnaval é um investimento necessário. Sem dúvida, as escolas de samba têm um papel fundamental para seguir atraindo os olhares do mundo para o nosso estado”, afirmou David.
O evento também contará com a aporte de R$ 10 milhões para a realização de eventos na Cidade do Samba. No local, são fabricadas as fantasias e as alegorias que garantem o brilho da festa. O investimento visa garantir à Cidade do Samba o papel de polo artístico e cultural durante todo ao ano.
“Carnaval não é só nos dias de desfiles. É muito mais do que isso. O turista, quando chega por aqui, precisa ter um local para ver o Carnaval. E isso é olhar para o trabalhador do Carnaval”, declarou governador.
A solenidade contou com as participações do presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro, e dos presidentes das 12 escolas de samba do Rio Carnaval.
A festa acontece entre os dias 11 e 12 de fevereiro de 2024, quando acontecem os desfiles do Grupo Especial. No dia 17, se encerra a celebração com Sábado das Campeãs.