Governo do Estado dá início ao processo de licitação do Complexo do Maracanã nesta quinta-feira

Contrato de concessão terá duração de 20 anos e inclui o Estádio Mário Filho e o Ginásio Gilberto Cardoso

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Maracanã, Imagem gerada por Inteligência Artificial, Prompt Designer: Gabriel Subtil
Maracanã, Imagem gerada por Inteligência Artificial, Prompt Designer: Gabriel Subtil

O processo de licitação para a concessão do Complexo do Maracanã terá início nesta quinta-feira (7). De acordo com o Governo do Estado do Rio, o contrato de concessão, que terá duração de 20 anos, também inclui o Estádio Mário Filho e o Ginásio Gilberto Cardoso. O vencedor deve fazer investimentos de cerca de R$ 186 milhões até o fim da concessão. A concorrência foi baseada nos critérios técnico e preço. A gestão do contrato ficará a cargo da Secretaria de Estado da Casa Civil, responsável pela fiscalização dos serviços previstos.

Na primeira fase do processo, os concorrentes devem apresentar habilitação para participar do concurso, além das propostas técnica e financeira. Uma vez habilitados, os licitantes terão as propostas técnicas abertas. Nas fases posteriores, depois da análise dos documentos, será divulgada a pontuação técnica dos concorrentes, com a abertura dos envelopes com a proposta financeira. A classificação final será anunciada em meados de 2024.

“Com a conclusão da licitação e a escolha de um consórcio que possa administrar e investir no Maracanã e no Maracanãzinho por longo prazo, o Governo do Estado busca garantir que este complexo esportivo, ícone mundial e patrimônio amado pelo povo fluminense, receba investimentos para se manter entre os melhores”, explicou o governador Cláudio Castro (PL).

Pelo edital estão previstas intervenções, como: revitalização dos sistemas de água, escadas rolantes, elevadores, ar-condicionado e exaustão, além de modernização e adequação dos sistemas eletrônicos. Para o Maracanãzinho estão previstos reparos da cobertura do ginásio, do sistema audiovisual e acústico, da iluminação,  da acessibilidade, bem como a requalificação das áreas de hospitalidade.

Advertisement

O Governo do Estado realizou um chamamento público para gestão provisória do complexo no mês passado, conforme determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Como vencedores do certame, Flamengo e Fluminense serão responsáveis pela gestão do Maracanã até que seja conhecido o vencedor da licitação.

“Realizamos debates com todos os interlocutores e conseguimos um edital que garantiu um processo transparente e que dará aos vencedores totais condições para uma boa governança. Buscamos garantir o melhor para o turismo e o esporte do Rio”, disse o secretário da Casa Civil”, Nicola Miccione.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do Estado dá início ao processo de licitação do Complexo do Maracanã nesta quinta-feira
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui