Evento em Saquarema debate desenvolvimento econômico de cidades litorâneas do RJ

Primeira edição do Fórum de Economia do Mar acontece nesta terça (17/10), a partir das 9h, no Castelhana Praia Hotel

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Saquarema / Reprodução

Acontece nesta terça-feira (17), o 1º Fórum de Economia do Mar. O evento vai discutir o apoio do Governo do Estado aos municípios costeiros para o desenvolvimento de suas vocações e atividades relacionadas à economia do mar. O fórum acontece, das 9h às 17h, no Castelhana Praia Hotel, e usa a estrutura integrada ao WSL, na etapa Challenger do Mundial de Surf, que começou no último sábado, em Saquarema. A inicitiva é resultado da parceria entre Governo do Estado do Rio, Prefeitura de Saquarema e municípios da Região dos Lagos (Rede Lagos).

“O Estado do Rio tem o terceiro maior litoral do país. A economia do mar, que abarca desde a atividade da pesca à indústria do petróleo, incluindo turismo, defesa e segurança, é estratégica. Nosso objetivo é apoiar o desenvolvimento da vocação de cada cidade, seja com parcerias para o treinamento de profissionais, seja fomentando e garantindo um ambiente de negócios com segurança jurídica, fundamentais para a atração de investimentos”,  afirmou o governador Cláudio Castro (PL)

Durante o Fórum, está prevista a assinatura de um Protocolo de Intenções entre as secretarias de Estado e os municípios para o estabelecimento de cooperação de projetos fortalecedores da economia do mar da Região dos Lagos. 

“O governador, quando criou a primeira secretaria de Economia do Mar do país, além de destacar a importância do setor para o estado, aproxima e garante a interlocução entre o Executivo e o segmento, que de fato, é quem conhece as reais necessidades e os gargalos do dia a dia. E é justamente o que estamos fazendo nesse fórum, unindo experiência e forças com municípios e a sociedade para trazer investimentos, desenvolvimento sustentável e geração de empregos” explicou o secretário de Estado de Energia e Economia do Mar, Hugo Leal (PSD), que mediará um talk show, em parceria com prefeita de Saquarema, Manoela Peres, para discutir o papel do setor público no fortalecimento da região a partir da economia do mar.

Advertisement

“A economia do mar representa 44% do PIB do Rio de Janeiro, sendo assim um setor fundamental para o desenvolvimento econômico do estado. O Rio é o principal polo produtor de petróleo e gás do país. A atividade é concentrada no litoral do estado. No entanto, para além do petróleo, fomentando setores como a pesca, o turismo costeiro, a aquicultura e a indústria naval, o estado gera empregos e oportunidades de crescimento. O governador Cláudio Castro criou, em 2021, a Comissão Estadual de Desenvolvimento da Economia do Mar. Com isso, fomos o primeiro estado brasileiro a contar com uma estrutura governamental dedicada a desenvolver esse segmento específico”, finalizou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah.

Também participam do evento as secretarias de estado de Ambiente e Sustentabilidade e de Esporte e Lazer.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Evento em Saquarema debate desenvolvimento econômico de cidades litorâneas do RJ
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Evento em Saquarema debate desenvolvimento econômico de cidades litorâneas do RJ
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui