Governo do Estado e TAP alinham estratégia para atrair mais turistas europeus para o Rio

Representantes do governo e da companhia aérea portuguesa se encontraram, nesta quarta, na Zona Sul, para definir as estratégias de ampliação do turismo fluminense e da s operações da companhia

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
A Enseada de Botafogo e Pão de Açúcar - Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

Representas do Governo do Estado e da TAP Air Portugal participaram de uma reunião, nesta quarta-feira (7), no Palácio Laranjeiras, para discutir a ampliação do turismo fluminense a partir da base de operação da companhia, que conta com voos para mais de 50 países europeus. Participaram do encontro o secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione; o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca; o presidente da TAP, Luis Rodrigues, além de outros executivos da empresa.

“O diálogo com o setor de aviação é fundamental para incentivar o turismo e o desenvolvimento econômico do nosso estado. Hoje, o Rio de Janeiro recuperou sua credibilidade e voltou a ser o cartão postal do Brasil”, afirmou Nicola Miccione.

Em março, membros da Secretaria de Estado de Turismo vão participar da BTL – uma das maiores feiras de turismo do mundo. No evento, que acontece entre 28 de fevereiro e 3 de março, será montado um estande para a promoção de 12 regiões turísticas do Rio de Janeiro. A parceria entre o Governo do Estado e a TAP deve ser firmada durante a BTL.

“Eu sempre digo que promover o turismo não é um dever apenas do estado, mas também das prefeituras e da iniciativa privada. A TAP, tem sido uma grande parceira neste trabalho de promoção do Rio de Janeiro para o mercado europeu. Na última semana, recebemos um jornalista português que veio fazer uma reportagem sobre o nosso estado. Ele saiu daqui encantado. Além dos atrativos turísticos, destacou a sensação de segurança que sentiu durante a sua estada. No final do mês estaremos na BTL, e vamos avançar ainda mais na captação do turista europeu”, comentou Gustavo Tutuca.

Advertisement

A TAP Air Portugal, atualmente, oferece 12 voos entre o país e o Rio de Janeiro, sendo 10 voos semanais entre Rio e Lisboa; e outros dois, também semanais, entre Rio e cidade do Porto. Em março, a rota Rio – Lisboa será incrementada com mais dois voos semanais, totalizando 12 operações. Dessa forma, a companhia aérea realizará 14 voos semanais para Portugal.

“A TAP voa a partir de 11 cidades do Brasil e planeja novos voos entre o Brasil e Portugal. Os investimentos do Governo do Estado em ações de fomento à malha aeroportuária do Rio, somados ao bom diálogo, estão ampliando nossas negociações”, explicou Luís Rodrigues, presidente da TAP.

Durante o ano passado mais de 1,2 milhão de turistas desembarcaram na cidade. Desse total, mais de 270 mil eram europeus, com a França contribuindo, com 55.100 visitantes; o Reino Unido, com 36.605; e Portugal, com 32.201 turistas.

Tamanha movimentação tem na retomada dos voos no Aeroporto Internacional Tom Jobim (RIOgaleão) com um dos fatores. No comparativo entre os últimos dois anos, o terminal da Ilha do Governador recebeu mais 2 milhões de viajantes a mais, passando de 5,9 milhões, em 2022; para 7,9 milhões, em 2023. Para este ano, a expectativa é chegar a 14 milhões de passageiros acessando os corredores do aeroporto da Zona Norte fluminense.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do Estado e TAP alinham estratégia para atrair mais turistas europeus para o Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui