Governo do Estado e UFRJ assinam acordo destinado às mudanças climáticas

Rio Clima II terá duração de 2 anos e investimento de R$ 4 milhões. Entre as medidas previstas estão a erradicação do desmatamento e das queimadas, além da qualificação da fiscalização ambiental

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Governador Cláudio Castro assina acordo com UFRJ para a execução do Programa Rio Clima II / Foto: Rogério Santana

Nesta terça-feira (15), aconteceu a cerimônia de lançamento do Programa Rio Clima II, no Palácio Guanabara, onde o governador Cláudio Castro (PL) assinou um acordo com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para a execução do programa cujo objetivo é desenvolver ações para mitigar os riscos associados às mudanças climáticas. O Rio Clima II terá duração de dois anos e receberá um investimento de de R$ 4 milhões.

O programa, além de contar com atualizações do Plano Estadual de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas, criado pelo “Portal de Gestão de Riscos e Vulnerabilidades Climáticas”, realizará estudos voltados para a compensação de carbono nas áreas de agricultura, florestas e uso da terra e criará um sistema de certificação de créditos florestais para o Estado do Rio de Janeiro.

“Essa parceria com a UFRJ permitirá aprimorar a comunicação, a transparência, o planejamento e a identificação das vulnerabilidades sociais e ambientais do nosso estado. A questão ambiental e a adaptação às mudanças climáticas são prioridades inadiáveis. Estamos agindo com urgência para reduzir os impactos, assegurando mais segurança para a população fluminense”, disse Castro.

Programa tem como principais objetivos:

  • – Aumentar de 30 para 40% a cobertura de mata atlântica até 2050 no RJ;

– Desmatamento e queimada Zero;

– Melhorar a fiscalização ambiental;

– Aumentar a capacidade do estado de reagir a extremos climáticos;

 – Promover a descarbonização da economia;

– Transformar o Rio de Janeiro em referência de economia verde e azul;

– Aumentar a produção sustentável.

No evento, Governo do Estado e a UFRJ reconheceram a urgência de adaptação das Unidades Federativas às medidas de mitigação das mudanças climáticas. A Região Serrana, um dos principais focos do governo fluminense, já teve um projeto piloto implementado na semana passada.

“É pra agora, é urgente, e é um grande avanço essa parceria com o estado para que a gente consiga pôr a universidade a serviço da população”, afirmou a vice-reitora da UFRJ, Cássia Turci, segundo o G1, lembrando a expertise dos profissionais da universidade: “A UFRJ tem profissionais que trabalham com a questão ambiental em sete centros e em seus laboratórios de pesquisa. Vamos trabalhar na questão da energia, do crédito de carbono e na área de meio ambiente”, pontou Turci.

Segunda fase do Rio Clima I

Extensão do Rio Clima I, o Rio Clima II terá como foco a identificação das vulnerabilidades sociais e ambientais fluminenses, para que os instrumentos de gestão do desenvolvimento sustentável sejam fortalecidos. Com a parceria com o Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais da UFRJ, o Governo do Estado pretende elaborar ações com base em estudos e projetos sobre descarbonização, adaptação e resiliência climática gerados pela universidade.

“Os efeitos das mudanças climáticas têm sido cada vez mais devastadores para nossas economias, modos de vida, saúde, ecossistemas e infraestrutura. A colaboração entre o Poder Executivo e a academia, com seus pesquisadores especializados, é fundamental para otimizar os processos de adaptação climática”, ressaltou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do Estado e UFRJ assinam acordo destinado às mudanças climáticas

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui