Governo do Estado faz balanço das fiscalizações realizadas na SuperVia

“O governo do estado vai entrar com força para resolver a questão. Foi preciso uma postura enérgica porque nós respeitamos contratos e concessões”, disse Cláudio Castro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Governo do Estado faz balanço sobre ações de fiscalização da SuperVia / Foto: Rogério Santana

Nesta sexta-feira (08/04) foram feitas diversas ações encabeçados por órgãos do Governo do Estado do Rio de Janeiro, após o anúncio da suspensão das negociações com a SuperVia, até que seja normalizados os serviços prestados à população fluminense.

A Operação Estação Segura, de responsabilidade da Polícia Militar, teve início com ações fiscalizatórias nas estações de Manguinhos, Parada Angélica, Suruí e Guapimirim. Segundo a SuperVia, são 12 as estações consideradas perdidas para a violência urbana. Todas elas serão alvo do poder público estadual, para a retomada e devolução à população. Em Maguinhos, a PM mobilizou 130 agentes que fizeram cerca de 100 abordagens,  tendo recuperado 2 carros roubados. Também foram encontradas na região, após informações do Disque Denúncia, drogas em uma casa próxima à estação ferroviária.  

Mais uma vez, o governador Cláudio Castro (PL) afirmou que o Estado agirá de forma enérgica para que a SuperVia cumpra as regras estabelecidas no contrato de concessão e ofereça serviços de qualidade ao cidadão fluminense.

“O governo do estado vai entrar com força para resolver a questão. Foi preciso uma postura enérgica porque nós respeitamos contratos e concessões e não aceitamos o desrespeito com a população. Não resta nada mais a fazer ao Estado senão agir. Se for preciso investimento, o governo do estado vai fazer”, adiantou Cláudio Castro.

Advertisement

Nas estações de Deodoro, Madureira, Nova Iguaçu, Maracanã e Central do Brasil foram encontradas diversas irregularidades pelos representantes da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor e o Procon-RJ, entre elas: desníveis entre os vagões e a plataforma, superlotação e falta de segurança, banheiros interditados, homens viajando em vagões destinados a mulheres e ausência de piso tátil para pessoas com deficiência visual. A SuperVia foi autuada pelo Procon-RJ e a punição pode chegar a R$ 12 milhões ao fim do processo legal.

Cláudio Castro reiterou a clara negligência da concessionária diante dos maus serviços prestados. Para ele, a concessionária é uma bagunça, que não deveria ser responsabilidade do Estado organizar. Mas diante da situação calamitosa em que os serviços prestados se encontram, não resta outra alternativa.

“A concessionária é uma bagunça e nós vamos organizar a bagunça deles, apesar de não ser papel do governo do estado. Estávamos em processo claro de negociação. O Estado entende que há um desequilíbrio, mas há falta de compromisso da SuperVia em chegar a um consenso e em manter o serviço funcionando. A concessionária não pode fugir da sua responsabilidade. Todas as estações serão visitadas até semana que vem,” reclamou o governador.

Os problemas não pararam nas ações anteriores. Em fiscalização empreendida pela Secretaria de Estado de Transportes e a Central Logística, em parceria com a Agetransp, nos ramais de Deodoro e Belford Roxo, foram verificadas falta de manutenção da via permanente e de sinalização, especialmente, no ramal de Belford Roxo, onde é praticamente inexistente. Segundo as autoridades estaduais, o problema gera efeitos em cascata, pois com a sinalização manual, o maquinista tem que reduzir a velocidade do trem, o que aumenta o intervalo entre as viagens, provocando atrasos.

Sobre o furto de cabos, o governador declarou desconfiar que o ramal está nessa situação há muito tempo, pois é longo o trecho que está deficitário do equipamento.

“Existe a indicação de que não houve reposição suficiente de cabos, pois há trechos longos sem sinalização que não poderiam ter sido furtados em apenas um dia. Solicitei à Agetransp que levante os contratos de compra. O processo de fiscalização não termina hoje e vai continuar até a próxima semana,” asseverou o governador do Rio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do Estado faz balanço das fiscalizações realizadas na SuperVia
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui