Governo do Estado inicia, nesta terça-feira, entrega de certificados de taxímetros com QR CODE

Com a ferramenta, o poder público estadual pretende oferecer mais segurança aos usuários, além de combater táxis piratas

Foto: Daniel Martins/Diário do Rio

Com o objetivo de oferecer mais segurança e confiabilidade aos usuários de táxis do Rio de Janeiro, a partir desta terça-feira (11), os veículos passarão a ter um QR CODE como ferramenta de identificação. A medida será implementada pelo secretário Estado da Casa Civil, Nicola Miccione, na sede do Instituto de Pesos e Medidas do Rio de Janeiro (IPEM/RJ), em Piedade, na Zona Norte da cidade, às 10h.

O uso do QR CODE permitirá aos passageiros saberem que estão sendo transportados em carros dirigidos por motoristas totalmente regularizados, inviabilizando falsificações e fraudes na elaboração de certificados. Com o uso da ferramenta, o poder público estadual espera facilitar a identificação de táxis piratas durante as operações de fiscalização.

A verificação anual do taxímetro deve ser solicitada pelos motoristas através do site do ipem, onde é possível marcar um agendamento. O condutor receberá o novo certificado com QR CODE, depois da aferição do taxímetro.  

Os taxistas que já realizaram o serviço poderão efetuar a troca do antigo documento até o fim do ano. A medida não acarretará burocracias adicionais e é totalmente gratuita.

As informações são da rádio Tupi.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui