Diante da previsão de fortes chuvas para este fim de semana, o Governo do Estado do Rio de Janeiro intensificou o planejamento e a integração com os 92 municípios para ações de prevenção e resposta a possíveis emergências climáticas. Segundo o boletim da Defesa Civil Estadual, a partir desta sexta-feira (4), o estado deverá registrar queda de temperatura e altos volumes de chuva, com maior intensidade nas regiões Serrana e da Costa Verde.
Na quinta-feira (3), o governo estadual realizou reuniões com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), atualizando as informações meteorológicas e reforçando os canais de comunicação com as prefeituras. Todas as administrações municipais receberam alertas sobre a possibilidade de temporais, além de orientações específicas para suas regiões.
“Estamos com a previsão de fortes chuvas para as próximas 48 horas em todo o estado. Peço que fiquem atentos aos avisos do CEMADEN-RJ e, em caso de chuva forte, evitem sair de casa. A recomendação para emergências é procurar o Corpo de Bombeiros e as Defesas Civis Estadual e Municipais, para que possam garantir a sua segurança nesse período”, afirmou o governador Cláudio Castro.
As áreas com maior risco de deslizamentos, alagamentos e enxurradas são as regiões Serrana, Costa Verde e o Sul Fluminense. Equipes regionais da Defesa Civil já estão mobilizadas, com contato direto com as prefeituras de Petrópolis e Angra dos Reis, além do reforço em quartéis locais e ativação dos Grupos de Respostas a Desastres (GRDs).
O monitoramento climático é realizado em tempo real pelo Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ), que emite alertas preventivos. O sistema estadual conta com 202 sirenes e 70 pluviômetros em áreas de risco. A população pode se cadastrar gratuitamente para receber alertas por SMS enviando o CEP para o número 40199.
O Corpo de Bombeiros permanece de prontidão com viaturas, embarcações, aeronaves, drones e equipes especializadas. Em caso de necessidade, as escolas estaduais poderão ser utilizadas como pontos de apoio à população.
A logística de insumos emergenciais também foi reforçada. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos mobilizou equipes e caminhões com cestas básicas, kits de higiene e limpeza, água potável e colchonetes para atender áreas mais vulneráveis, como a Região Serrana, o Noroeste Fluminense e Angra dos Reis.
A Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas disponibilizou maquinário pesado, como retroescavadeiras e caminhões, para desobstrução de vias. Já o programa Limpa Rio, da Secretaria do Ambiente, atua de forma preventiva e já retirou mais de 8,5 milhões de metros cúbicos de resíduos de rios, canais e lagoas em todo o estado.
O Plano de Contingência para Chuvas de 2025 prevê R$ 8 bilhões em investimentos em obras e projetos voltados ao enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas. Somente na Baixada Fluminense, estão em execução mais de 23 obras de drenagem, com investimentos superiores a R$ 800 milhões em sete municípios.
Previsão do tempo:
- Sexta-feira (04/04): pancadas isoladas de chuva moderada a muito forte, com raios e ventos fortes à noite.
- Sábado (05/04): chuvas moderadas a muito fortes nas regiões Serrana, Norte e Noroeste; chuvas moderadas no restante do estado.
- Domingo (06/04): chuvas fracas a moderadas durante todo o dia em todo o estado.