Governo do Estado reforça segurança no primeiro dia da Cúpula do G20 no Museu de Arte Moderna do Rio

Centro Integrado de Controle Móvel da Polícia Militar e efetivo ampliado garantem a proteção no evento

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM) recebe, a partir desta segunda-feira, a Cúpula de Líderes do G20, evento que reúne chefes de Estado das 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia e União Africana. Para garantir a segurança do encontro, o Governo do Estado do Rio de Janeiro mobilizou uma ampla operação com o suporte do Centro Integrado de Controle Móvel (CICC Móvel), equipado com tecnologia de ponta.

Tecnologia avançada na segurança

O CICC Móvel, um caminhão equipado com drones, câmeras de alta definição, câmeras térmicas e sistemas de reconhecimento facial, foi deslocado para o MAM. O veículo permite monitoramento em tempo real do entorno do evento e ações rápidas em casos de emergência.

De acordo com o governador Cláudio Castro, o investimento em tecnologia tem se mostrado fundamental para a segurança em grandes eventos. “O CICC Móvel é um exemplo do que há de mais avançado em recursos tecnológicos. Ele já foi essencial no Réveillon e no show de Madonna, e agora está garantindo a segurança da Cúpula do G20”, afirmou o governador.

O major Maicon Pereira, porta-voz da Polícia Militar, reforçou a importância do CICC Móvel: “Podemos observar tudo que acontece no entorno e receber imagens de câmeras instaladas em vias públicas, compartilhadas com o CICC na Cidade Nova, permitindo decisões imediatas em casos de emergência”.

Além disso, vias estratégicas da cidade, como as linhas Vermelha e Amarela, e a Avenida Brasil, contam com sistemas de reconhecimento facial e leitura de placas para monitoramento.

Reforço no efetivo e novas bases de segurança

Mais de 15 mil agentes da Polícia Militar foram mobilizados até quarta-feira para atuar em pontos estratégicos da cidade, com atenção especial ao entorno de hotéis na Zona Sul e na Barra da Tijuca, onde estão hospedadas as delegações.

Durante o evento, unidades especializadas, como o BOPE, BPChq e Batalhão de Ações com Cães (BAC), garantem o controle tático e a segurança de multidões. Já o Batalhão Tático de Motociclistas (BATM) colabora com escoltas, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal.

O programa Segurança Presente, que agora conta com seis novas bases instaladas no MAM, AquaRio, Boulevard Olímpico, Lapa, Copacabana e Cinelândia, também integra a operação. Essas novas unidades passarão a funcionar de forma permanente após o evento, ampliando a proteção na cidade.

Legado para a cidade

Com a inauguração das novas unidades, o programa Segurança Presente passa a ter 48 bases operacionais espalhadas pelo estado, deixando um legado de segurança para o Rio de Janeiro.

“A segurança reforçada durante o G20 demonstra o compromisso do Governo do Estado em garantir a tranquilidade de eventos de grande porte, ao mesmo tempo que promove avanços permanentes na segurança pública da cidade”, destacou o secretário de Segurança Pública

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do Estado reforça segurança no primeiro dia da Cúpula do G20 no Museu de Arte Moderna do Rio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui