O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM) recebe, a partir desta segunda-feira, a Cúpula de Líderes do G20, evento que reúne chefes de Estado das 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia e União Africana. Para garantir a segurança do encontro, o Governo do Estado do Rio de Janeiro mobilizou uma ampla operação com o suporte do Centro Integrado de Controle Móvel (CICC Móvel), equipado com tecnologia de ponta.
Tecnologia avançada na segurança
O CICC Móvel, um caminhão equipado com drones, câmeras de alta definição, câmeras térmicas e sistemas de reconhecimento facial, foi deslocado para o MAM. O veículo permite monitoramento em tempo real do entorno do evento e ações rápidas em casos de emergência.
De acordo com o governador Cláudio Castro, o investimento em tecnologia tem se mostrado fundamental para a segurança em grandes eventos. “O CICC Móvel é um exemplo do que há de mais avançado em recursos tecnológicos. Ele já foi essencial no Réveillon e no show de Madonna, e agora está garantindo a segurança da Cúpula do G20”, afirmou o governador.
O major Maicon Pereira, porta-voz da Polícia Militar, reforçou a importância do CICC Móvel: “Podemos observar tudo que acontece no entorno e receber imagens de câmeras instaladas em vias públicas, compartilhadas com o CICC na Cidade Nova, permitindo decisões imediatas em casos de emergência”.
Além disso, vias estratégicas da cidade, como as linhas Vermelha e Amarela, e a Avenida Brasil, contam com sistemas de reconhecimento facial e leitura de placas para monitoramento.
Reforço no efetivo e novas bases de segurança
Mais de 15 mil agentes da Polícia Militar foram mobilizados até quarta-feira para atuar em pontos estratégicos da cidade, com atenção especial ao entorno de hotéis na Zona Sul e na Barra da Tijuca, onde estão hospedadas as delegações.
Durante o evento, unidades especializadas, como o BOPE, BPChq e Batalhão de Ações com Cães (BAC), garantem o controle tático e a segurança de multidões. Já o Batalhão Tático de Motociclistas (BATM) colabora com escoltas, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal.
O programa Segurança Presente, que agora conta com seis novas bases instaladas no MAM, AquaRio, Boulevard Olímpico, Lapa, Copacabana e Cinelândia, também integra a operação. Essas novas unidades passarão a funcionar de forma permanente após o evento, ampliando a proteção na cidade.
Legado para a cidade
Com a inauguração das novas unidades, o programa Segurança Presente passa a ter 48 bases operacionais espalhadas pelo estado, deixando um legado de segurança para o Rio de Janeiro.
“A segurança reforçada durante o G20 demonstra o compromisso do Governo do Estado em garantir a tranquilidade de eventos de grande porte, ao mesmo tempo que promove avanços permanentes na segurança pública da cidade”, destacou o secretário de Segurança Pública