Governo do Estado reinaugura pediatria do Hospital Getúlio Vargas

Foram entregues à população oito leitos de enfermaria para crianças de até 12 anos de idade, oito para bebês e oito para crianças a partir de 3 anos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Divulgação

A pediatria do Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV), localizado na Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro, foi reinaugurada nesta segunda-feira (21). Foram entregues à população oito leitos de enfermaria para crianças de até 12 anos de idade, oito para bebês e oito para crianças a partir de 3 anos. O espaço conta ainda com dois carrinhos elétricos para o transporte das crianças para cirurgias e exames. A inciativa visa reduzir o estresse e melhorar o estado clínico dos pequenos.

No novo setor pediátrico, as crianças também terão à sua disposição uma brinquedoteca e o Cantinho Digital, com três notebooks destinados ao entretenimento dos pequenos pacientes internados. Os equipamentos são resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Após a cerimônia de reinauguração, secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho (PP), participou da abertura do ll Encontro Acadêmico do Complexo Estadual da Penha, que irá esta terça-feira (22). No encontro, autoridades, especialistas e lideranças discutem sobre a adoção de padrões de atendimento a paciente idosos, em cuidados paliativos, com pneumonia, com problemas neurológicos e em fase inicial de choque. Os protocolos são executados no Complexo Estadual da Penha, formado pelo Hospital Estadual Getúlio Vargas e pela UPA Penha 24h.

“O Hospital Getúlio Vargas é uma das unidades de saúde mais importantes da nossa rede. É uma unidade de referência. Está localizada no coração do Rio e funciona de portas abertas, acolhendo os principais agravos para salvar vidas. O Getúlio está de pé por causa de sua equipe, que é valiosa e competente ao atender todo mundo. O encontro acadêmico é importante porque discute protocolos, contribui para a melhoria do dia a dia e permite formação continuada para este corpo técnico”, esclareceu Dr. Luizinho.

Advertisement

O diretor do HEGV, Paulo Ricardo Lopes, por sua vez, salientou que as ações do Governo do Estado na unidade representam um avanço na elaboração de protocolos e procedimentos a serem adotados no atendimento aos pacientes.

“O encontro acadêmico nasceu de um grande esforço de coleta de dados, em que discutimos os resultados ao atendimento dos pacientes, gerando diretrizes e protocolos para que possamos criar e melhorar a assistência prestada. Hoje é um dia muito importante para o Hospital Getúlio Vargas. Primeiro, reinauguramos 24 leitos na pediatria, que vai contribuir para a melhoria no atendimento às crianças no hospital, além da Sala de Treinamento e Simulação, para a qualificação do nosso corpo técnico”, afirmou o diretor.

Inaugurada também, nesta segunda-feira, a Sala de Treinamento e Simulação tem sete lugares e é voltada para a capacitação profissional dos funcionários do hospital. A equipe terá à disposição  um boneco de simulação no qual serão treinados cuidados em saúde e de procedimentos médicos aplicados em ações de salvamento de pacientes com problemas cardíacos ou passíveis de intubação. O processo será totalmente televisionado para o acompanhamento dos participantes.

As informações são da rádio Tupi.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do Estado reinaugura pediatria do Hospital Getúlio Vargas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui