Governo do Estado reinaugura pediatria do Hospital Getúlio Vargas

Foram entregues à população oito leitos de enfermaria para crianças de até 12 anos de idade, oito para bebês e oito para crianças a partir de 3 anos

Divulgação

A pediatria do Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV), localizado na Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro, foi reinaugurada nesta segunda-feira (21). Foram entregues à população oito leitos de enfermaria para crianças de até 12 anos de idade, oito para bebês e oito para crianças a partir de 3 anos. O espaço conta ainda com dois carrinhos elétricos para o transporte das crianças para cirurgias e exames. A inciativa visa reduzir o estresse e melhorar o estado clínico dos pequenos.

No novo setor pediátrico, as crianças também terão à sua disposição uma brinquedoteca e o Cantinho Digital, com três notebooks destinados ao entretenimento dos pequenos pacientes internados. Os equipamentos são resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Após a cerimônia de reinauguração, secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho (PP), participou da abertura do ll Encontro Acadêmico do Complexo Estadual da Penha, que irá esta terça-feira (22). No encontro, autoridades, especialistas e lideranças discutem sobre a adoção de padrões de atendimento a paciente idosos, em cuidados paliativos, com pneumonia, com problemas neurológicos e em fase inicial de choque. Os protocolos são executados no Complexo Estadual da Penha, formado pelo Hospital Estadual Getúlio Vargas e pela UPA Penha 24h.

“O Hospital Getúlio Vargas é uma das unidades de saúde mais importantes da nossa rede. É uma unidade de referência. Está localizada no coração do Rio e funciona de portas abertas, acolhendo os principais agravos para salvar vidas. O Getúlio está de pé por causa de sua equipe, que é valiosa e competente ao atender todo mundo. O encontro acadêmico é importante porque discute protocolos, contribui para a melhoria do dia a dia e permite formação continuada para este corpo técnico”, esclareceu Dr. Luizinho.

O diretor do HEGV, Paulo Ricardo Lopes, por sua vez, salientou que as ações do Governo do Estado na unidade representam um avanço na elaboração de protocolos e procedimentos a serem adotados no atendimento aos pacientes.

“O encontro acadêmico nasceu de um grande esforço de coleta de dados, em que discutimos os resultados ao atendimento dos pacientes, gerando diretrizes e protocolos para que possamos criar e melhorar a assistência prestada. Hoje é um dia muito importante para o Hospital Getúlio Vargas. Primeiro, reinauguramos 24 leitos na pediatria, que vai contribuir para a melhoria no atendimento às crianças no hospital, além da Sala de Treinamento e Simulação, para a qualificação do nosso corpo técnico”, afirmou o diretor.

Inaugurada também, nesta segunda-feira, a Sala de Treinamento e Simulação tem sete lugares e é voltada para a capacitação profissional dos funcionários do hospital. A equipe terá à disposição  um boneco de simulação no qual serão treinados cuidados em saúde e de procedimentos médicos aplicados em ações de salvamento de pacientes com problemas cardíacos ou passíveis de intubação. O processo será totalmente televisionado para o acompanhamento dos participantes.

As informações são da rádio Tupi.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui