Governo do Estado vai integrar câmeras de supermercados a sistema da Polícia Militar

A ação de integração foi proposta pelo Governo do Estado e aceita pela Associação de Supermercados do Estado do Rio (Asserj) nesta quarta-feira no Palácio Guanabara

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rio de Janeiro - RJ - 16/08/2023 - Secretário da Casa Civil, Nicola Miccione, o Secretário de Governo, Bernardo Rossi, o Secretário da PM, Coronel Henrique, o Secretário da Polícia Civil, Fernando Albuquerque e o Secretário da Defesa Civil, Coronel Leandro, reúnem-se com Asserj (Ass de Supermercados). Foto: Rafael Campos

O 190 Integrado – sistema que conecta imagens de câmeras e sinais de sensores de instituições públicas e privadas com o serviço de atendimento emergencial 190 da Polícia Militar – passará a receber imagens das câmeras das 30 principais redes de supermercados do Rio. A ação de integração foi proposta pelo Governo do Estado e aceita pela Associação de Supermercados do Estado do Rio (Asserj), em uma reunião nesta quarta-feira (16/08) no Palácio Guanabara.

O governador Cláudio Castro falou sobre a novidade: “essa é mais uma ferramenta tecnológica que adotamos em prol da segurança pública. O 190 Integrado traz agilidade no atendimento prestado pela Polícia Militar e está sendo ampliado aos poucos. É muito bom ter esse diálogo com os representantes das redes de supermercados, um setor importante para a economia do Rio de Janeiro e que têm um papel fundamental na retomada do crescimento do nosso estado“.

O presidente da Asserj, Fábio Queiroz, destacou a importância do encontro, que contou com a participação dos secretários da Casa Civil, Nicola Miccione; Governo, Bernardo Rossi: Polícia Militar, Luiz Henrique Marinho; Polícia Civil, Fernando Albuquerque, e Defesa Civil, Leandro Monteiro.

“Foi um encontro extremamente produtivo, para que o setor privado entenda as ações de segurança pública que estão sendo implementadas pelo Governo do Estado do Rio.  A expectativa é que se integre ainda mais as polícias Civil e Militar ao empresariado do setor de supermercados, refletindo em maior confiança do empresário, para fazer mais e melhores investimentos no estado do Rio de Janeiro“, disse.

Advertisement

O aviso de chamamento público para o sistema 190 Integrado, já publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, permite a instituições públicas e privadas a realização de acordo de cooperação de cessão de câmeras de videomonitoramento e de alerta de sensores para o programa PMERJ Digital. Os interessados podem realizar seu cadastro no site da Polícia Militar, cedendo imagens e sistemas de alerta para colaborar com o monitoramento de locais de circulação de público – vias urbanas, praças, estações de transporte, shoppings, agências bancárias e hotéis, entre outros.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do Estado vai integrar câmeras de supermercados a sistema da Polícia Militar
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Seria muito interessante se houvesse interesse na atualização das câmeras para modelos com escaneamento facial, a começar, principalmente, por aeroportos, rodoviárias, ferrovias, mas também shoppings e nos calçadões das praias… que sempre tem grande fluxo de pessoas, inclusive frequentados por criminosos.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui