Governo do Rio apresenta casos de sucesso na gestão da água na COP28

Democratização do acesso, concessão do saneamento e potenciais da economia azul pautaram o debate na conferência

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: GERJ

O Governo do Estado do Rio exerceu a curadoria do Painel Alto Nível do Pavilhão da Água, da COP28, que teve como tema “governança multinível sobre segurança hídrica e adaptação às mudanças climáticas”. O encontro foi realizado nesta terça-feira (05/12) durante a conferência mundial. O painel teve ainda curadoria da ONU-Habitat e da Water Europe.

O dia da água em Dubai reuniu autoridades para os diálogos sobre temas e programas voltados para os recursos hídricos. O fim da geosmina, a atenção às bacias hidrográficas e as parcerias estabelecidas pelo Estado do Rio foram alguns casos de sucesso da política ambiental da gestão Cláudio Castro, pontuados pelo vice-governador e secretário de estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, no encerramento do Pavilhão.

Já estamos no terceiro verão consecutivo sem os efeitos da geosmina no nosso abastecimento hídrico. Isso é fruto da política assertiva do governo estadual, que tem firmado parcerias e destinado recursos e investido em ações que efetivamente garantam a preservação e a renovação dos recursos das cidades fluminenses“, apontou o vice-governador.

Destacando que o Brasil tem relevância no cenário mundial como detentor de grandes mananciais e de 20% das águas subterrâneas do planeta em seu território, Pampolha disse que o Programa Estadual de Segurança Hídrica tem sido importante canal de diagnóstico em tudo o que se refere às águas do Rio de Janeiro – qualidade, abastecimento humano, econômico e riscos climáticos que possam afetar a água como recurso essencial

Advertisement

Leia também

Pedro Paulo cada vez mais certo como vice de Eduardo Paes – Bastidores do Rio

10 coisas que só quem anda de ônibus no RJ vai entender

O encerramento da agenda foi moderado pelo diretor da Stockholm International Water Institute (SIWI), Thomas Reberk, e, além do vice-governador do Rio de Janeiro, contou com a presença da diretora do INTPA Acordo Verde, Carla Montesi, e do subsecretário-geral e diretor executivo do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), Maimunah Sharif.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do Rio apresenta casos de sucesso na gestão da água na COP28

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui