Governo do Rio assina termo de cooperação ambiental com a Romênia

Documento prevê acordo bilateral para fomentar ações de enfrentamento às mudanças climáticas e promoção do desenvolvimento sustentável

Governador em exercício, Thiago Pampolha assina termo de cooperação ambiental entre o Estado do Rio e a Romênia.Foto: Aline Massuca

O governador em exercício, Thiago Pampolha, e o presidente da Romênia, Klaus Werner Iohannis, firmaram, nesta quarta-feira (19/04), no Palácio Guanabara, um Memorando de Entendimento de Cooperação Ambiental entre o Estado do Rio de Janeiro e a Romênia. O termo prevê ações bilaterais para promover práticas de desenvolvimento sustentável, conservação da biodiversidade e de ecossistemas e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

Na ocasião, as autoridades trocaram experiências dos dois países no âmbito da educação ambiental, como o programa Romênia Educada, desenvolvido pelo presidente romeno, e o Ambiente Jovem, idealizado por Pampolha.

Thiago Pampolha destacou o momento de resgate econômico e prosperidade atual que o Rio vive. “Hoje nós temos condições de fazer investimentos e iniciar ações na área ambiental. Isso é muito importante para que acordos não fiquem só num papel cerimonioso, mas que comecemos a partir para a ação. A promoção de um desenvolvimento econômico mais sustentável e atento à saúde e bem-estar das futuras gerações é um dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas“, declarou Pampolha.

Governador em exercício, Thiago Pampolha assina termo de cooperação ambiental entre o Estado do Rio e a Romênia.Foto: Aline Massuca

O governador em exercício ressaltou ainda que, mediante o acordo, ficam previstas atividades de cooperação como troca de experiências e de informações técnico-científicas, treinamentos, reuniões e workshops, além do apoio a projetos internacionais para solucionar problemas ambientais regionais e globais.

Sabemos que aqui no Rio de Janeiro já foram implementadas muitas medidas de enfrentamento às mudanças climáticas e, por isso, gostaríamos de parabenizar. Estamos muito contentes de estar aqui porque nossos países têm uma relação muito amistosa para cultivar ações bilaterais”, elogiou o presidente romeno, Klaus Werner Iohannis.

Com a assinatura do termo de cooperação, o Governo do Estado do Rio de Janeiro garante ações conjuntas entre autoridades nacionais ambientais, reconhecendo que muitos problemas ambientais ultrapassam fronteiras geográficas.

Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui