Governo do Rio busca em Lisboa parcerias com instituições portuguesas

Primeira-dama do Estado, Analine Castro, e secretária da Mulher, Heloisa Aguiar, se reúnem com autoridades e representantes de instituições sociais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Com o objetivo de aprimorar as políticas públicas desenvolvidas para garantir os direitos das mulheres e impulsionar iniciativas sociais que beneficiem a população, a secretária da Mulher, Heloisa Aguiar, acompanhada da primeira-dama do Estado, Analine Castro, iniciou uma série de agendas em Lisboa. Nesta terça-feira (05/12), a comitiva fluminense se reuniu com o cônsul-geral do Brasil em Lisboa, embaixador Wladimir Valler Filho, e representantes de instituições sociais, como a Santa Casa de Misericórdia.

Nossa missão é buscar o aprimoramento do serviço público, focando em um atendimento humanizado. Chamar as pessoas pelo nome, cumprimentar e olhar no olho. A primeira Missão Governamental da secretaria é uma oportunidade de aprendizado e consolidação dos laços e parcerias com Portugal, com organizações altamente avançadas no trabalho de assistência social e atenção às mulheres. Com certeza essa troca com as organizações sociais e governamentais portuguesas resultará em novas ações e políticas“, afirmou Heloisa Aguiar.

No Consulado-Geral, em reunião com o embaixador e representantes consulares do setor de assistência a brasileiros, foram trocadas experiências sobre as ações dos governos do Rio de Janeiro e de Lisboa em relação aos serviços de assistência e acolhimento prestados às pessoas em situação de vulnerabilidade. No encontro, foram apresentados os projetos implantados pelo Estado do Rio. Além da criação da Secretaria da Mulher, o governo estadual investe em campanhas e capacitações para fortalecer as políticas de proteção às mulheres. No total, mais de 2,8 milhões de pessoas foram impactadas. Também foi lançado o Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, documento com 112 ações que colocam a pauta de vez no eixo prioritário da gestão estadual.

O Governo do Rio de Janeiro tem uma missão muito importante, que é a de unir todo o estado, promover os avanços necessários na segurança pública, na saúde e na educação e, para que isso, se consolide, também é fundamental que exista um trabalho social forte, que contemple e beneficie de verdade quem precisa de apoio. Precisamos dessa integração também nas instituições sociais para ampliar cada vez mais a assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade“, ressaltou a primeira-dama do Estado, Analine Castro.

Advertisement

Leia também

Rio terá observatórios para estudos climáticos; 1º será no Complexo do Alemão

Balão é ‘abatido’ antes de cair no Aeroporto do Galeão

Encontro com organização internacional e Santa Casa de Misericórdia

O comitê da Secretaria da Mulher também se encontrou com o chefe de Missão da Organização Internacional para as Migrações (OIM) em Portugal, Vasco Malta. Na reunião, foram discutidos os desafios operacionais da migração, o incentivo ao desenvolvimento social e econômico e a defesa do bem-estar e os direitos humanos de imigrantes fluminenses, especialmente mulheres.

Na visita à Santa Casa de Misericórdia, onde foram recebidos por Celeste Brissos e Marisa Melo, a Missão Governamental debateu sobre a elaboração de trabalhos nas áreas da Ação Social, da Saúde, Educação e Ensino, Cultura e Empreendedorismo e Economia Social. A ideia da secretária da Mulher é se reunir com a equipe técnica da pasta para implementar alguns dos projetos.

A coordenadora do Programa Maria da Penha, tenente-coronel Claudia Moraes, também participou das reuniões.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do Rio busca em Lisboa parcerias com instituições portuguesas

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui