Governo do Rio faz balanço de 2023 e projeções para 2024 na primeira reunião do ano

Compromisso com o orçamento público, investimentos em serviços para a população e revisão do RRF foram dos alguns dos assuntos tratados no encontro, no Palácio Guanabara

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rio de Janeiro - 09/01/2024 - O governador Cláudio Castro em reunião com o seu secretariado. Foto: Rafael Campos

O Palácio Guanabara sediou, nesta terça-feira (09), a primeira grande reunião do ano dos integrantes do governo Cláudio Castro (PL), para fazer um balanço de 2023 e discutir as expectativas e metas para este ano. Equilíbrio das contas públicas, revisão do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e o crescimento econômico fluminense foram alguns dos assuntos reforçados pelo governador, que destacou a meta de entregar mais serviços à população, com  eficiência e mais recursos tecnológicos.

“O Estado do Rio de Janeiro vem passando, desde 2021, por um crescimento significativo, no qual buscamos sempre alcançar o equilíbrio, um ambiente favorável de negócios e a estabilidade jurídica. Isso tudo só foi possível por causa do trabalho integrado e do comprometimento de nós, gestores, em entregar o melhor ao nosso povo. O trabalho não para e teremos muitos desafios em 2024. Vamos entregar ainda mais durante este ano”, disse o chefe do Executivo fluminense.

A equipe do Governo do Estado também avaliou as ações na área de Segurança Pública, que recebeu investimentos da ordem de R$ 2,5 bilhões. Com o montante foi possível realizar ações de videomonitoramento e uso de drones no Réveillon de Copacabana, aumentando a segurança da população e dos turistas. As autoridades também abordaram a queda de indicadores de criminalidade no ano passado, como o de Letalidade Violenta, que registrou o menor número de vítimas dos últimos 32 anos.

Na área da Saúde, a inauguração do Rio Imagem Baixada e a ampliação do Instituto Estadual do Cérebro foram os destaques, com o aumento da capacidade de atendimento e da oferta de exames de imagem e laboratoriais à população.

Advertisement

Leia também

Empresa é condenada pela Justiça por desabamento de edifício na Cinelândia em 2012

Entenda a dinâmica da restrição de caminhões na Avenida Brasil a partir de março

“Todas as conquistas do nosso governo só foram possíveis graças a muito trabalho, ao comprometimento e à seriedade das equipes de cada secretaria, órgão e autarquia. Vamos trabalhar ainda mais para entregar o que há de melhor e o que a população do Estado do Rio de Janeiro merece”, prometeu o vice-governador e secretário Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha (União Brasil).

Com 220 ações concluídas e mais de R$ 1,6 bilhão aplicados em obras como os Restaurantes do Povo, renovação da frota do SAMU e recuperação de 145 km em estradas, o PactoRJ, maior programa de investimentos do Estado, também foi comentado no encontro.

“Para que todos os projetos previstos para este ano sejam desenvolvidos com responsabilidade financeira, criamos, ontem, a Comissão Permanente de Acompanhamento ao Orçamento, Receitas e Despesas do Estado. Iremos acompanhar o desempenho da arrecadação estadual, e apresentar, mensalmente, o relatório de acompanhamento das receitas e despesas, além de avaliar e propor medidas para a contenção e ajuste das despesas”, disse o secretário Estado da Casa Civil, Nicola Miccione.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do Rio faz balanço de 2023 e projeções para 2024 na primeira reunião do ano

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui