Governo do Rio leva programação especial para comunidades no Dia da Favela

As festividades vão contar com homenagens, apresentações artísticas, exibição de documentário, palestras, jogo de futebol , ações sociais e para mulheres

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Para celebrar o Dia da Favela, comemorado nesta sexta-feira (4/11), o Governo do Estado vai promover ações em comunidades do Rio. Pela manhã, a Secretaria de Ação Comunitária e Juventude (Seacj) vai homenagear personalidades que têm história e representatividade nas favelas. Na ocasião, a sala de cinema do Centro de Referência da Juventude (CRJ) do Jacarezinho receberá o nome do sambista e compositor Barbeirinho, que morreu em 2017. As comemorações pela data também vão ocorrer na comunidade do Muquiço, na Zona Oeste, que foi campeã da Taça das Favelas de 2022.

No CRJ do Jacarezinho, além de Barbeirinho, serão homenageados pela Seacj William Reis, coordenador do AfroReggae, Rene Silva, que criou o jornal Voz das Comunidades, e a ativista do Complexo do Alemão, Camila Moradia, que fundou o coletivo Mulheres em Ação no Alemão. Ainda durante as comemorações no Jacarezinho, será exibido o documentário “De fazenda para bairro: Jacarezinho e sua história”, que traz de forma jornalística a parte histórica da comunidade.

As festividades no Jacarezinho vão contar com apresentações artísticas, entre elas, de passinho. A Imprensa Oficial levará para o local um Espaço Kids com pintura facial, contação de história e livros. Também na ocasião, ocorrerá o lançamento do projeto CRIA RJ, que tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, no Jacarezinho. O programa é uma plataforma de capacitação, aceleração de negócios em Economia Criativa e Fruição artística.

Para os idosos da comunidade não vão faltar atividades. Ainda no CRJ, os alunos dos projetos Ativa Idade e Envelhecimento Ativo vão poder participar de um aulão de ginástica promovido pela Secretaria de Estado de Envelhecimento Saudável (SEENVS), em parceria com o programa Cidade Integrada.

Advertisement
  • O Governo do Estado tem trabalhado para que as comunidades se tornem cada vez mais sustentáveis e empreendedoras com ações efetivas em políticas públicas de curto, médio e longo prazo – ressalta o governador, Cláudio Castro.

Moradores do Muquiço vão ganhar materiais esportivos e participam de jogo de futebol com olheiros do Flamengo

Na Comunidade do Muquiço, a sexta-feira terá uma programação animada durante todo o dia. Em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA), o Governo do Rio, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL), vai doar materiais esportivos para crianças e adolescentes. O evento, que acontece no Campo do Bloco 18, também vai contar com uma partida de futebol com direito a captação do Flamengo para crianças de 8 a 12 anos. Além disso, os ex-atletas Robson Caetano (atletismo) e Ernani (futebol), que hoje integram a equipe da SEEL, vão fazer uma palestra sobre suas trajetórias e a relevância do esporte como instrumento para transformar vidas.

As mulheres da comunidade terão uma atenção especial, pois a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos humanos (SEDSODH) também embarcou na festividade e vai levar o Ônibus Lilás, para atendimento psicológico e jurídico de vítimas de violência doméstica. Já o Núcleo de Assistência ao Cidadão (NAC) vai marcar presença com isenção de segunda via de documentos como RG, certidões, casamento e união estável. Para fechar, a Secretaria vai promover uma aula de auto defesa com dicas de antecipação contra qualquer tipo de violência, por meio do programa Empoderadas.

Durante o dia, outras atividades como uma sessão de cinema com a exibição do filme Bichos, também estão no cronograma. Em parceria com Funarj, cerca e 500 crianças vão participar da iniciativa, com direito a pipoca e guaraná.

Dia da Favela

O dia 4 de novembro marca a primeira vez que o termo “Favela” apareceu em um documento público no ano de 1900. Na ocasião, o delegado da 10º Circunscrição e chefe da Polícia do Rio de Janeiro, Enéas Galvão, se referiu ao Morro da Providência como favela, onde moravam os favelados, como eram chamados os soldados que lutaram na Guerra de Canudos, na Bahia. Eles ficaram marcados pela planta favela, muito comum no sertão nordestino.

Programação Jacarezinho
Endereço: CRJ Jacarezinho. Av. Dom Hélder Câmara, 1184.

09h – Início do Stand Mais Leitura

09h45h – Chegada do secretário Gelby Justo e visita nos espaços do NAC, do Envelhecimento Saudável e Sala de Leitura. Bateria do AfroReggae recepciona o secretário.

10h – Descerramento da placa da sala do projeto CRIA RJ e visita na oficina realizada. Início das atividades recreativas lúdicas e distribuição de livros

10h15 – Descerramento da placa do Cinema
• Abertura do evento com fala do cerimonialista
• Fala do Historiador
• Entrega das homenagens. Apresentação Cultural: Tonzão dos Hawaianos e MC Serginho. Exibição do documentário.

12h – Término das atividades recreativas lúdicas e distribuição de livros

12h30 – Apresentação Cultural do Projeto CRIA RJ no pátio

18h30 – Cine Jacarezinho: Operação Big Hero

20h30 – Cine Jacarezinho: Operação Big Hero

Programação no Muquiço

  • 10h às 14h – Ônibus Lilás, NAC e Projeto Empoderadas
    Local: Rua Operária, n° 42, Marechal Hermes
  • 15h – Entrega de material esportivo e palestra com o ex-atletas Robson Caetano (atletismo) e Ernani (futebol)
  • 16h30 – Captação do Flamengo para crianças de 8 a 12 anos
    Local: Campo do bloco 18 – Guadalupe. Avenida Sargento Isanor de Campus, sem n°
  • 18h – Cinema Funarj para 500 crianças
  • 20h – Desafio 2×2
    Local: Rua Operária, n° 42, Marechal Hermes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do Rio leva programação especial para comunidades no Dia da Favela
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Governo do Rio leva programação especial para comunidades no Dia da Favela
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui