Governo do Rio reforça prevenção a desastres naturais com boletim meteorológico por meio do ‘X’

A plataforma X, antigo Twitter, será atualizada a cada duas horas com os dados enviados pelo Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Ernesto Carriço

O Governo do Estado passará, a partir deste domingo (21/01), a emitir o boletim meteorológico de todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro, por meio do X, antigo Twitter. A previsão do tempo será atualizada a cada duas horas de acordo com os dados enviados pelo Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Defesa Civil.

A medida tem como objetivo antecipar possíveis danos causados pelo mau tempo, acelerar o tempo de resposta das ações, além de alimentar os usuários e a imprensa com informações em tempo real. “O acesso a esses dados é de suma importância para minimizarmos alguns impactos ocorridos pelas chuvas e trazer mais segurança à população, como também às prefeituras e os veículos de comunicação.” declara o Governador Cláudio Castro.

O Cemaden-RJ vai emitir o balanço da previsão do tempo dividindo o território fluminense por regiões e também por bacias hidrográficas. Os municípios com o maior risco de temporal terão destaque nas atualizações, contendo mais detalhes para que a prevenção seja feita de forma eficaz.

“O papel do Cemaden-RJ é atuar na precaução e na previsão de possíveis desastres naturais. Nossa equipe conta com 25 pessoas incluindo geólogos, meteorologistas, hidrólogos, além de bombeiros militares, que atuam 24h por dia. Também atuamos em parceria com as Prefeituras e demais órgãos envolvidos.” explica o Diretor do Cemaden-RJ, o Coronel Bombeiro Militar José Carlos Fernandes Torres.

Advertisement

Leia também

Conheça seis motivos para investir em uma pós-graduação

Aeroporto Santos Dumont pode ser fechado durante o G20, em novembro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do Rio reforça prevenção a desastres naturais com boletim meteorológico por meio do 'X'

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui