Governo do Rio terá novo operador para os trens da Supervia em até 4 meses

A expectativa é que em 90 a 120 dias a Gumi Brasil, controladora da Supervia, transfira o sistema para o estado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Segundo informações divulgadas pelo Blog do Edmilson Ávila, no G1, o governo do estado terá um novo operador para os trens urbanos do Grande Rio em um prazo de até 4 meses. Após meses de impasse e ameaça de encampação, avançaram as tratativas para que a Supervia troque seu controlador.

O secretário estadual de Transportes, Washington Reis, explicou que a expectativa é que em 90 a 120 dias a Gumi Brasil, controladora da Supervia, transfira o sistema para o governo do estado, que posteriormente poderá repassar o controle acionário para outra empresa. Ainda não há previsão de uma nova concessão, sendo que até lá, os ramais serão geridos pelo estado.

A briga entre o governo e a concessionária se intensificou em abril do ano passado, quando a Gumi Brasil declarou não ter mais interesse em operar os trens urbanos do Grande Rio, alegando desequilíbrio econômico. Em julho de 2023, o governo afirmou que a Supervia não cumpriu integralmente com suas obrigações de investimentos ao longo do contrato de concessão.

Washington Reis enfatizou a busca por uma transição rápida e pacífica para a retomada da gestão do transporte ferroviário, visando atender a população com dignidade e respeito. O serviço enfrenta críticas da população devido ao preço do transporte, baixa qualidade do modal, atrasos, interrupções e panes.

Advertisement

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Alerj recomendou a reestatização do sistema ou a criação de um novo modelo de licitação para o serviço. Em maio de 2023, Washington Reis cobrou investimentos não realizados pela Supervia e assegurou que a malha ferroviária funcionará de forma eficiente.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do Rio terá novo operador para os trens da Supervia em até 4 meses
Advertisement

12 COMENTÁRIOS

  1. Pode estar ruim hoje, mas pode ter certeza que nas mãos do estado vai piorar muito, além da custar mais caro para o contribuinte e para o usuário. Ainda tem a possibilidade de nenhuma empresa privada querer pegar esse rabo de foguete e aí vão botar alguma “empresa” fantasma só para desviar o dindim e piorar ainda mais o serviço…quem viver, verá…

  2. a super via não cumpriu suas obrigações de investimentos e só agora, 25 anos após o término da 1a concessão e na vigência da 2a, é que se descobriu isso? tá bom. eu acredito.

  3. Curioso que uma empresa japonesa venha para o Brasil administrar os trens mas não dá certo…
    A culpa será mesmo da empresa japonesa, ou dá nossa realidade (corrupção, impunidade etc.)

  4. As passagens são caríssimas para a realidade dos usuários. A alegação de que não dá lucros é ridícula. Os trens vivem entupidos, com intervalos enormes. Os caras receberam tudo de mão beijada do Estado a preço irrisório. E estão devolvendo o sistema destruído. É só seguir o dinheiro. Ele está no bolso de alguém, ou alguns, provavelmente em paraísos fiscais. E fica a pergunta: por que funciona na Europa e nos EUA, e aqui não?

    • Falar que a SuperVia está devolvendo um sistema destruído é muita falta de visão, se fosse a CBTU operando trens, é só pegar o tempo da CBTU e comparar com a SuperVia e você sabe que na Europa as coisas funciona bem como você acha, está muito enganado, os intervalos dos trens aqui em Portugal é maior que os trens da SuperVia, sendo de 30 minutos nos horários de pico e 1 hora em horário normal, então não fale o que não sabe !

  5. E tem um montão de gente que acha que transporte ferroviário é um sistema de transporte barato, que as passagens são caras e que as antigas linhas de passageiros interioranas acabaram apenas pela pouca vontade do gestor público.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui