Governo do Rio transforma Cieps em Escolas de Novas Tecnologias e Oportunidades

Ao todo, serão beneficiadas 50 Cieps distribuídos por todo o Estado do Rio, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino público fluminense

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Aluno tem aula de informática em E-Tec/ Divulgação

O Governo do Estado Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), está dando prosseguimento à revitalização de 50 Cieps. As unidades serão transformadas em Escolas de Novas Tecnologias e Oportunidades (E-Tecs), mudança que beneficiará 24 mil estudantes. De junho até hoje, já foram entregues 17 E-Tecs na capital fluminense e nos municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Aperibé, Seropédica, Itaguaí, Itaboraí, Volta Redonda e Campos dos Goytacazes.

As 50 escolas beneficiadas foram escolhidas com base o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das localidades com maior vulnerabilidade social. Para o secretário do Estado de Educação, André Valle, as mudanças vão gerar nos jovens o desejo de aprender e aprimorar ainda mais os conhecimentos adquiridos, em razão dos recursos disponibilizados em sala de aula.

“Essa iniciativa é uma nova realidade que começa a transformar a vida dos nossos estudantes. É um projeto que chega para somar e agregar ainda mais no ensino, resgatando nesses jovens o desejo de aprender, estimulados pelas novas tecnologias e inovações”, afirmou o secretário.

As mudanças nos Cieps têm como objetivo melhorar a qualidade do ensino público fluminense, através do uso de ferramentas de tecnologia, sustentabilidade e inovação. A diretora do Ciep E-Tec 424 Pedro Amorim, em Itaboraí, Cristiana Tenório, afirmou que o novo formato já impactou de forma positiva a vida escolar de 400 jovens dos ensinos Fundamental e Médio

Advertisement

“A E-Tec abriu portas, janelas e muitas oportunidades para os nossos alunos que antes não tinham nem acesso a computadores e hoje contam com um mundo novo a ser explorado. Por ser uma escola da periferia, eles ficavam às margens de tudo. Quando fomos selecionados para ser uma escola tecnológica, isso impactou diretamente no bairro e na cidade, porque se tornou uma referência para todas as outras escolas do município. Todos querem ser E-Tec. É uma inveja boa”, disse a diretora.

Em 2022, os alunos do 6º ano e da 1ª série do Ensino Médio terão ensino em tempo integral. A partir de 2023, haverá a ampliação da carga horária para os demais alunos da rede pública estadual.

As E-Tecs são sustentáveis e contam com painéis solares, além de serem equipadas com sistema de reuso de água. Nas unidades são realizadas coleta seletiva de lixo e composteira na horta comunitária, medidas que reforçam a alimentação dos estudantes e das suas famílias. As escolas estão recebendo internet de alta qualidade, lousas digitais e salas makers – áreas voltadas para atividades de produção audiovisual.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do Rio transforma Cieps em Escolas de Novas Tecnologias e Oportunidades
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui