Governo do Rio vai reformar pontão de partida para competições de remo na Lagoa

Reforma é essencial para as competições previstas para este ano: Pré-Olímpico e Campeonato Sul-Americano de Remo, que ocorrerão entre os dias 14 e 22 de março

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Para fortalecer a prática do remo e assegurar o sucesso das competições programadas para o ano em curso na Lagoa Rodrigo de Freitas, o Governo do Rio de Janeiro está empenhado na reforma do pontão de largada do Estádio de Remo da Lagoa. Esta iniciativa, essencial para as provas do Pré-Olímpico e do Sul-Americano de Remo, previstas para ocorrer entre os dias 14 e 22 de março, conta com um investimento total de R$ 80.722,00, provenientes da Contrapartida Social da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. Este aporte financeiro será utilizado não apenas na reforma, mas também na aquisição de medalhas, troféus e outros itens necessários para os eventos.

A necessidade de renovação do pontão de largada, um local histórico que desempenhou um papel central nas Olimpíadas Rio 2016, tornou-se evidente diante do desgaste natural e da consequente deterioração ao longo dos anos. Essas condições comprometiam a funcionalidade e segurança da estrutura, levando o Governo do Rio a tomar medidas para restaurar as condições ideais tanto para a prática esportiva quanto para a realização de eventos.

Rafael Picciani, secretário estadual de Esporte e Lazer, destaca a importância dessa iniciativa: “A manutenção das estruturas usadas no remo é vital não apenas para a continuidade de um esporte com profundas raízes no Rio de Janeiro, mas também para promover saúde, lazer e preservar a identidade cultural de nossa comunidade. O remo carioca, rico em talentos e conquistas em âmbito olímpico e mundial, é um patrimônio que devemos zelar para as futuras gerações.

As obras de reforma abrangem uma série de melhorias, como a recuperação das partes móveis entre os píeres, instalação de protetores nos píeres centrais, substituição de madeiras ecológicas danificadas, revisão dos dispositivos de amarração, fixação dos anéis de ancoragem e lubrificação das partes necessárias. Estas ações visam não apenas revitalizar um espaço essencial para o remo, mas também potencializar o turismo esportivo no estado, criando um cenário propício para atrair investimentos, competições de nível nacional e internacional, e promover áreas de lazer para a população.

Advertisement

Magali Moreira, presidente da Confederação Brasileira de Remo, e Lucas Verthein, destaque do remo brasileiro, também manifestaram seu apoio e reconhecimento pela iniciativa, ressaltando o papel fundamental do esporte no desenvolvimento social, na saúde e na identidade cultural do Rio de Janeiro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do Rio vai reformar pontão de partida para competições de remo na Lagoa
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui