Após reunião realizada com com o Grupo Técnico de Assessoramento a Eventos de Saúde Pública nesta sexta-feira (07/01), o Governo do Estado e a Secretaria de Estado de Saúde (SES) afirmaram que, neste momento, o Carnaval na Sapucaí está mantido.
Mais cedo, o governador Cláudio Castro sugeriu que o Carnaval de rua seja suspenso em todos os municípios do RJ, já que, neste caso, não há como fazer um controle sanitário, com adoção de protocolos sejam de testagem ou exigência de esquema vacinal completo. A Capital Fluminense suspendeu o desfile dos blocos nesta semana.
“Não é possível decidir sobre um evento que irá acontecer daqui a dois meses à luz do cenário epidemiológico momentâneo. Novas reuniões deverão acontecer para embasar a decisão da SES“, diz um trecho do comunicado emitido pelo Poder Público.
Técnicos da secretaria também debateram o cenário epidemiológico da Covid-19 no estado e as possibilidades de se estabelecer protocolos sanitários em eventos fechados.
A ata da reunião com o conselho consultivo está sendo elaborada e será encaminhada ao secretário de Estado de Saúde Alexandre Chieppe para auxiliar na tomada de decisão junto à vigilância estadual.