Governo do RJ anuncia plano de segurança para o Complexo da Maré em parceria com o governo federal

Cláudio Castro ressaltou que o uso da tecnologia será o grande destaque na operação conjunta com Ministério da Justiça de Segurança Pública

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Rafael Campos/Divulgação

O governador Cláudio Castro anunciou, nesta sexta-feira (29/09), uma ação integrada com o governo federal para o Complexo da Maré. O ponto inicial desta união será uma ação conjunta no Complexo da Maré, que contará com estratégia com foco especial na tecnologia com o uso de drones, inteligência artificial, reconhecimento facial e de placas, câmeras portáteis, além da disponibilidade de homens da Força Nacional para atuar a qualquer instante.

Castro se reuniu, no Palácio Guanabara, com o secretário-executivo do Ministério da Justiça de Segurança Pública, Ricardo Garcia Cappelli, para alinhar a nova parceria com o governo federal no combate à criminalidade: “estamos preparando grandes ações para as áreas conflagradas. Ressalto que não haverá ocupação no Complexo da Maré, mas sim operações estratégicas e pontuais, começando por essa região, e depois expandindo para outras localidades  O grande destaque desta nova fase, em conjunto com o Governo Federal, é o uso da tecnologia alinhado à inteligência e planejamento adequado. Antes mesmo do início das operações, já estão sendo monitorados traficantes que circulam na região“, afirmou o governador.

O secretário-executivo do Ministério da Justiça de Segurança Pública falou sobre o plano de segurança integrado entre as forças federais e estaduais, além de destacar o trabalho harmônico entre os entes: “vamos apoiar o governo estadual naquilo que for necessário para o estado. O poder público precisa estar integrado e unido para combater o crime organizado, que é um desafio de cunho nacional”.
Durante a coletiva, o governo federal também confirmou que a Polícia Rodoviária Federal vai patrulhar a Avenida Brasil.

Também foi anunciado que será implementado no CICC o Comitê Permanente de Inteligência, que contará com a atuação das quatro forças de segurança pública do país: Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal. O novo centro será usado para monitoramento, trocas de informações, avaliação de decisões, e definição de estratégias com foco no combate à criminalidade no estado.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do RJ anuncia plano de segurança para o Complexo da Maré em parceria com o governo federal
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui