O governador Cláudio Castro lançou, nesta quarta-feira (22/12), o plano de recuperação de 55 batalhões da Polícia Militar em todas as regiões do estado. Com investimento de mais de R$ 126 milhões, serão realizadas obras nos telhados, pintura de fachadas, reforma de refeitórios (rancho) e alojamentos. As intervenções fazem parte de um grande pacote de investimento na Segurança Pública.
O 4º BPM, em São Cristóvão, será o primeiro a receber o pacote de obras. A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro tem quartéis históricos, alguns com mais de 100 anos e que nunca sofreram uma intervenção em sua infraestrutura com essa magnitude.
As obras serão executadas pela Empresa de Obras Públicas (Emop-RJ), vinculada à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras (Seinfra). Das 55 unidades contempladas, os técnicos já vistoriaram 47 batalhões para avaliar a situação de cada prédio e agora trabalham para que as licitações sejam realizadas no menor prazo possível.
O secretário de Infraestrutura e Obras, Max Lemos, ainda anunciou um investimento de R$ 14 milhões para o projeto executivo que embasará a construção das novas sedes do Grupamento de Ações com Cães (BAC) e do Grupamento Aéreo Marítimo (GAM) na área do Comando de Operações Especiais (COE), no bairro de Ramos, na Zona Norte da capital. De acordo com Max Lemos, esse vai ser o maior centro de preparação de policiais do Brasil.
Que legal, vão expandir a milícia
Existem dois refeitórios nos batalhões.
Um dos oficiais e outro dos não oficiais.
Assim como ocorre nas FFAA, existem privilégios… e falta completa de estrutura democrática. É um tapa nos valores indicados na Constituição da República Federativa do Brasil.