Governo do RJ apresenta projeto de modernização urbanística da Mangueira

Iniciativa visa atender demandas antigas dos moradores locais e inclui melhorias nas áreas de infraestrutura, acessibilidade e mobilidade urbana da região

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Apresentação do projeto de modernização urbanística da Mangueira - Foto: Glauber Carvalho

Uma audiência pública na manhã desta sexta-feira (17/12) marcou a apresentação do projeto de requalificação urbanística do Complexo da Mangueira, na Zona Norte do Rio de Janeiro, que será comandado pelo Governo do Estado. Orçada em R$ 500 milhões, a iniciativa visa atender demandas antigas dos moradores locais e inclui melhorias nas áreas de infraestrutura, acessibilidade e mobilidade urbana da região.

O projeto prevê a construção de 2 planos inclinados, que ligarão as ruas Visconde de Niterói e São Luiz Gonzaga até o ponto mais alto da comunidade, permitindo, assim, uma ligação de qualidade entre os modais ferroviário e rodoviário. Estão incluídas também a abertura de ruas, construção de aproximadamente 400 unidades habitacionais, além de praças, escola de ensino médio, biblioteca parque e 3 creches.

Executado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Obras (Seinfra) e com recursos do leilão da Cedae, o pacote de obras inclui a criação de um boulevard cultural, com reverência a grandes nomes da Estação Primeira de Mangueira, como Cartola e Nelson Sargento.

”Levaremos mais qualidade de vida para os moradores e trabalhar para reforçar a importância da comunidade por meio da homenagem a seus baluartes, como Cartola e Nelson Sargento. Além de dar condições de vida digna ao povo da Mangueira, vamos atrair mais turistas para a comunidade, fazendo a roda da economia girar e criando novos empregos. Estamos aqui nos comprometendo a realizar essas melhorias, sempre em sintonia com os moradores”, disse o governador Cláudio Castro.

Já o secretário de Infraestrutura e Obras, Max Lemos, ressaltou que o objetivo da audiência pública foi mostrar as intervenções previstas e ouvir as considerações dos moradores sobre o projeto.

”A participação da comunidade na audiência pública é essencial para a construção de um projeto que atenda às demandas atuais e possa garantir a melhoria da qualidade de vida da população. Já estamos com o projeto planilhado e orçado, mas antes de fazer a licitação precisávamos ouvir os anseios da comunidade com toda a transparência possível”, destacou.

Moradores elogiam

Para o presidente da Associação de Moradores do Complexo da Mangueira, Edivaldo Vicente Gomes Junior, o Junior Mangueira, as obras são aguardadas pela comunidade há bastante tempo. Ele lembrou que as últimas intervenções aconteceram em 1994, ou seja, há 27 anos.

”Esse é um momento de grande alegria para a comunidade, porque estamos há muitos anos sem melhorias. Os moradores estão precisando de obras que levem saneamento básico, urbanização e áreas de lazer”, explicou.

E as palavras de Junior são replicadas por Josy Rodrigues, de 38 anos, que nasceu e passou toda a vida na Mangueira. Para ela, falta investimento nas comunidades e a visibilidade que a escola de samba possui não chegou a comover os antigos governantes a fazer melhorias na região. Josy está confiante que esse é um novo momento para os moradores.

”Muito bom ver o governador aqui se comprometendo em trazer as melhorias que esperamos há muitos anos. Agora temos confiança de que nosso sonho se tornará realidade e poderemos nos orgulhar não apenas da escola de samba”, concluiu.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do RJ apresenta projeto de modernização urbanística da Mangueira

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui