Governo do RJ avança nas negociações para assumir a Supervia

Até ocorrer o processo de uma nova concessão, os ramais serão geridos pelo estado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa de trem da SuperVia - Foto: Viatrolebus

O governo do Rio de Janeiro terá um novo operador dos trens urbanos em até 4 meses. Segundo informação publicada pelo jornalista Edimilson Ávila, avançaram as tratativas para que a Supervia troque seu controlador, após meses de impasse e até ameaça de encampação.

O secretário estadual de Transportes, Washington Reis, disse que a expectativa é que em 90 a 120 dias a Gumi Brasil, a controladora da Supervia, passe o sistema para o governo do estado. Posteriormente o estado poderá passar o controle acionário para outra empresa.

Em maio de 2023, Washington Reis disse que o governo daria conta de retomar a gestão do transporte ferroviário. Na ocasião, ele avaliou o serviço como ‘péssimo’ e cobrou investimentos não realizados pela empresa: ‘Tem muita coisa pra eles fazerem que não fizeram’.

Ainda não há previsão de quando haverá uma nova concessão. Até lá, os ramais serão geridos pelo estado.

Advertisement

Em nota, a Gumi disse que “o grupo controlador da SuperVia mantém diálogo permanente com o Poder Concedente, que é o Governo do Estado do Rio de Janeiro, em busca de uma solução para os desafios de curto prazo da SuperVia e para a troca do controle acionário”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do RJ avança nas negociações para assumir a Supervia
Advertisement

4 COMENTÁRIOS

  1. Realmente pode colocar o melhor operador, o melhor gestor q não vai dar certo, pois o problema é nível administrativo estadual e federal. Tráfico, milícia, problema habitacional, problema de ordem, modelo de concessão oneroso pra população e problema de sistema de transportes……Para mim tbm é a oportunidade do governo transformar em metrô grande parte os ramais da Supervia até certas localidades. Começando pelo ramal Japeri transformando em metrô da Central até Comendador Soares, de onde em diante seria trem e chegando direto e além de Paracambi com integração tarifária junto ao metrô. O segundo ramal prioritário seria o de Santa Cruz, transformando totalmente em metrô, dividindo-o em duas linhas e ampliando nos dois sentidos sendo um trecho ( Itaguaí x Campo Grande) e o outro ( Campo Grande x Duque de Caxias) seguindo em subterrâneo a partir de Deodoro se conectando com os outros ramais e linha 2 do metrô, além do BRT no trecho novo com estações (Honório Gurgel – Italianos – Coelho Neto – Guanabara Irajá – Margaridas/Via Brasil – Praça 2 – Duque de Caxias)

    O de Belford Roxo seria metrô completo tbm da Central sofrendo uma alteração a partir da Pavuna, seguindo em direção a Vilar dos Teles em subterrâneo. O trecho atual de Pavuna a Belford Roxo seria ocupado pela expansão projetada da linha 2.
    E por fim o ramal Saracurana seria metrô até Saracuruna e a partir daí poderia ser ampliado até Itaboraí.

  2. Concordo. É desse jeito mesmo como escreveu o comentário acima. Descaso total. Descontrole, gerenciamento péssimo da acessibilidade.para os passageiros. O governo larga a bomba na mão da concessionária e dá as costas. Realmente é um caos….

  3. Atiram pedras (e balas!) nos trens, rabiscam, depredam, roubam cabos e grampos dos trilhos. Deixam construir barracos quase no leito, debaixo das passagens de nível, jogam lixo e entulho na linha e nas estações, pulam o muro pra não pagar passagem, fazem ligações de esgoto clandestinas que desaguam no leito dos trilhos, os banheiros são depredados e servem de local para “encontros amorosos”, deixam criar cracolândias nas estações. Mas calma, tudo culpa da empresa.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui